Indicada quatro vezes ao Oscar, Penélope Cruz completou 48 anos nesta quinta, 28
Atriz espanhola, Penélope Cruz se tornou uma artista aclamada ao trabalhar com cineastas renomados e acumular papéis desafiadores.
A estrela é a primeira intérprete da Espanha a ganhar um Oscar de Melhor Atriz Coadjuvante — prêmio que venceu em 2008, por Vicky Cristina Barcelona (2008). Em 2022, a atriz também foi indicada ao Oscar — dessa vez, como Melhor Atriz por Mães Paralelas(2022), de Pedro Almodóvar. Ao todo, Cruz coleciona quatro indicações.
Nesta quinta, 28, Cruz completou 48 anos. Para comemorar o aniversário da atriz, separamos cinco filmes icônicos com a estrela. As sinopses são do Rotten Tomatoes. Confira:
"Um ditado grego afirma que apenas as mulheres que lavaram os olhos com lágrimas podem ver claramente. Esse ditado não vale para Manuela. Na noite em que um carro atropelou seu filho Esteban, Manuela chorou até seus olhos secarem completamente. Longe de ver claramente, o presente e o futuro confundem-se na escuridão. Ela começa a procurar o pai de seu filho, que se tornou travesti."
+++LEIA MAIS: Os 6 melhores filmes de Penélope Cruz [LISTA]
Com Penélope Cruz no papel de Sofia, Vanilla Sky gira em torno "de um jovem magnata do mercado editorial de Nova York que se vê em uma inesperada montanha-russa de romance, comédia, suspeita, amor, sexo e sonhos em uma busca alucinante por sua alma."
"As americanas Vicky e Cristina chegam à Espanha para férias de verão na casa de uma amiga em Barcelona. Visitando uma galeria de arte, elas conhecem o sedutor pintor Juan Antonio, que as convida para um fim de semana de comida, arte e sexo. Faíscas realmente acendem quando sua ex-amante (Penélope Cruz) entra em cena, fazendo uma casa muito lotada."
"Raimunda (Penélope Cruz) trabalha e vive Madrid com o marido Paco e a filha Paula. Sua irmã Sole mora nas proximidades e ambos sentem falta de sua mãe Irene, que morreu há vários anos em um incêndio em casa com seu pai. Uma ex-vizinha de sua cidade natal relata que viu o fantasma de Irene e as duas filhas não acreditam nela. Após um assassinato e uma tragédia familiar, o espírito de Irene se materializa em torno de suas filhas para ajudar a confortá-las."
"O passado conturbado do Capitão Jack Sparrow o alcança quando ele encontra Angélica (Penélope Cruz), uma bela pirata que Jack amou e depois foi embora. Angélica o obriga a acompanhá-la ao Queen Anne's Revenge, o navio do famoso Barba Negra. Acompanhado por uma equipe de zumbis, o trio parte em busca da lendária Fonte da Juventude. No entanto, o rival de Jack, Barbossa, também procura a fonte."
+++LEIA MAIS: Mães Paralelas: Por que Penélope Cruz não conseguiu parar de chorar durante filmagens?