Confira outros filmes com mundos distópicos semelhantes ao de 1984, de George Orwell
George Orwell ficou conhecido por criar mundos distópicos, como o apresentando em 1984, que inspiraram diversos cineastas a produzirem histórias sobre os problemas da sociedade e perigos da ascensão de estados policiais totalitários. Basicamente, essas obras podem ser vistas como um alerta para o público dos perigos que esses universos podem trazer caso se tornem realidade.
Pensando nisso, o Screen Rant selecionou alguns filmes que exemplificam as ideias de George Orwell. Confira:
+++ LEIA MAIS: Pedro Almodóvar: 4 filmes do diretor disponíveis na Netflix [LISTA]
Filme faz referência à prática de queimar livros, comum durante a Segunda Guerra Mundial. Quando o bombeiro Montag percebe o que está acontecendo e decide convencer os outros a rejeitarem a queima, ele se torna parte de um grupo exilado de “amantes de livros” que prezam pela independência intelectual.
De Stanley Kubrick, Laranja Mecânica mostra o punk chamado Alex, quem comete uma série de crimes e é obrigado pelo governo a obedecer à doutrina oficial do estado. Diretor mostra a insustentabilidade do grande governo e como isso está prestes a causar um grande colapso.
+++ LEIA MAIS: Jurassic World e Park: Todos os filmes da franquia, do pior ao melhor [LISTA]
V de Vingança mostra uma Grã-Bretanha sob um regime impiedoso que utiliza a polícia secreta para forçar a população à submissão. No entanto, V, um homem misterioso com uma máscara de Guy Fawkes, não aceita e se revolta contra o governo.
Em 2027, a humanidade passa pelo início do processo de extinção quando se descobre que eles não podem mais procriar. Isso deixa a população tão sem esperança que kits suicidas são distribuídos. Ao mesmo tempo, o governo continua mantendo um regime autoritário que se vê ameaçado quando uma jovem consegue engravidar.
+++ LEIA MAIS: Ficção científica: 9 filmes do gênero que você precisa assistir
Brazil é muito parecido com 1984, mas com um visual mais abstrato e uma sátira mais sombria. O filme acompanha Sam Lowry, um homem preso em um governo totalitário – mas quase ineficaz –, quem anseia pela liberdade e companhia da garota dos sonhos.