DENIS VILLENEUVE

Por que celulares foram proibidos no set de filmagens de 'Duna', segundo diretor

Denis Villeneuve fez críticas ao uso do aparelho durante filmagens

Redação

Publicado em 28/12/2024, às 13h50
Duna: Parte 2 (Foto: Divulgação)
Duna: Parte 2 (Foto: Divulgação)

Celulares foram proibidos no set de filmagens de Duna.

Denis Villeneuve, diretor do filme, explicou que tomou a decisão em entrevista ao Los Angeles Times publicada na quinta-feira, 26 (via People). "Cinema é um ato de presença", justificou. "Quando um pintor pinta, ele tem que estar totalmente focado na cor que está colocando na tela."

Ele continuou: "É a mesma coisa com o dançarino quando ele faz um gesto. Com um cineasta, você tem que fazer isso com uma equipe, e todos têm que focar e estar totalmente presentes, ouvindo uns aos outros, estando em uma relação com o outro".

Denis Villeneuve (Foto: Getty Images)

"Então, celulares também estão banidos no meu set de filmagens, desde o primeiro dia. Está proibido. Quando você diz 'Corta', você não quer ninguém indo para seu celular para checar sua conta do Facebook", acrescentou.

Na mesma entrevista, Villeneuve opinião sobre outras tecnologias: "Sinto que os seres humanos são governados pelos algoritmos agora. Nós nos comportamos como circuitos de Inteligência Artificial. As maneiras como vemos o mundo são binárias. Estamos nos desconectando uns dos outros, e a sociedade está estremecendo de algumas formas. É assustador".

Duna 3

Após a Legendary Pictures, produtora dos filmes de Duna, adiantar que Denis Villeneuve já estaria trabalhando no roteiro para a terceira parte da franquia, o próprio diretor confirmou, em entrevista à Variety, durante o Festival de Toronto 2024, que realmente está escrevendo o novo capítulo da história.

"Está em produção, sim. É por isso que não ficarei aqui [no festival] por muito tempo", afirmou o cineasta [via GamesRadar+], sem entrar em detalhes sobre a novidade, que irá adaptar O Messias de Duna, segundo volume da obra criada por Frank Herbert (1920-1986).

A novidade contradiz o que Villeneuve havia dito, em entrevista à Empire, que gostaria de dar uma pausa antes de prosseguir com o novo filme: "Durante seis anos estive em Arrakis sem parar e acho que será saudável recuar um pouco", declarou. Na ocasião, o cineasta também afirmou que gostaria de ter um "roteiro forte" para Duna: Parte 3 e não queria correr o risco de fazer algo que não estivesse realmente pronto devido ao entusiasmo.