Por que Robert Eggers não se interessa em fazer filmes contemporâneos? Diretor Responde
'A ideia de ter que fotografar um carro me deixa doente,' disse o cineasta por trás de Nosferatu, que se passa na década de 1830 entre a Transilvânia e a Alemanha
Pedro Figueiredo (@fedropigueiredo)
Publicado em 27/01/2025, às 14h14
Robert Eggers já se mostrou um mestre do terror contemporâneo. Mas além do gênero, seus quatro filmes — A Bruxa (2015), O Farol (2019), O Homem do Norte (2022) e Nosferatu (2024) — compartilham outra característica em comum: todos se passam em algum momento no passado.
Em uma recente entrevista ao Rotten Tomatoes o cineasta deixou claro que não tem intensão de fazer filmes que se passem no tempo presente.“A ideia de ter que fotografar um carro me deixa doente”, revelou o diretor.
Ele seguiu dizendo que, além dos carros, "a ideia de fotografar um celular é simplesmente a morte. E para fazer uma história contemporânea, você tem que fotografar um celular — é assim que a vida é — então não [não farei nenhum filme ambientado em um cenário moderno].”
Os filmes de Eggers se passam na Inglaterra entre as décadas de das décadas de 1630 e 1890, no cado d'A Bruxa e d'O Farol, respectivamente. O Homem do Norte retrata a era viking e o projeto mais recente, Nosferatu, se divide entre a Alemanha e a Transilvânia — região da Romênia — na década de 1830.
Quando questionado sobre o quão avançado no tempo um filme dele poderia ser, ele disse que, apesar de considerar a possibilidade de um longa-metragem na década de 1950, "mas antes da Segunda Guerra Mundial é mais convidativo para minha imaginação."
O próximo projeto do diretor se chama Werwulf e será uma história focada em um lobisomem. Ele coescreveu o filme com Sjón, com quem trabalhou em O Homem do Norte. Maiores detalhes sobre o filme não foram divulgados, mas fontes do The Hollywood Reporter afirmam que a história deve ser ambientada no século XIII. Ele também deve escrever e dirigir uma sequência de Labirinto — A Magia do Tempo (1986).
+++LEIA MAIS: Nosferatu: Os 9 filmes que inspiraram o longa, segundo diretor e atriz
+++LEIA MAIS: Diretor de 'Nosferatu' agradece Bob Esponja por apresentar vampiro aos jovens
+++LEIA MAIS: A regra inusitada que diretor de Nosferatu impôs no set, segundo Nicholas Hoult