Por que Yoda fala ao contrário em Star Wars? George Lucas finalmente explica
Mistério resolvido: George Lucas revela, em entrevista recente, por que decidiu que o Mestre Jedi teria uma forma tão peculiar de se expressar
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Yoda é um dos personagens mais icônicos de Star Wars, conhecido tanto por sua sabedoria quanto por sua maneira peculiar de falar. Em uma entrevista recente durante a exibição comemorativa dos 45 anos de O Império Contra-Ataca, o criador da saga, George Lucas, explicou de forma definitiva o motivo por trás da fala invertida do Mestre Jedi.
Segundo ele, a estrutura gramatical incomum foi uma estratégia pensada para atrair a atenção do público, principalmente de crianças:
“Se você fala inglês normal, as pessoas não vão ouvir muito… Mas se for difícil entender o que ele está dizendo, elas se concentram. Ele era basicamente o filósofo do filme. Eu precisava fazer as pessoas realmente ouvirem — especialmente crianças de 12 anos”, disse Lucas.
O cineasta ainda revelou que chegou a cogitar dar a Yoda um idioma alienígena próprio, mas abandonou a ideia para evitar o uso de legendas. Optar por uma fala invertida, segundo ele, era mais acessível e cumpria melhor o objetivo narrativo.
Embora muitos associem o estilo de fala à espécie de Yoda, essa característica é exclusiva do personagem. Outros da mesma raça, como Yaddle e Grogu, não compartilham o mesmo padrão. Segundo o produtor Dave Filoni, o modo de falar foi uma ideia de Frank Oz, intérprete original de Yoda, e pensado como uma homenagem ao mestre do personagem, reforçando sua singularidade.
A entrevista aconteceu na mesma semana em que os fãs celebraram o relançamento de A Vingança dos Sith nos cinemas em comemoração aos 20 anos do filme. Toda a saga Star Wars, incluindo filmes e séries, está disponível no catálogo do Disney+
FONTE: VARIETY
LEIA TAMBÉM: Herege, com Hugh Grant, ganha data de estreia nas plataformas digitais