EM BREVE

Quando estreia 'As Crônicas de Nárnia', novo filme dirigido por Greta Gerwig?

A nova adaptação da saga deve começar a ser filmada no meio do ano e pode incluir gravações simultâneas para dois longas

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 30/12/2024, às 18h00
Reprodução: Internet/Getty
Reprodução: Internet/Getty

A Netflix anunciou que a nova adaptação de As Crônicas de Nárnia, dirigida por Greta Gerwig (Barbie), tem previsão de estreia para dezembro de 2026. Segundo informações divulgadas pela Bloomberg, há negociações para que o longa também seja exibido em cinemas e em IMAX, algo que não é comum para o serviço de streaming, mas que já aconteceu em produções como Glass Onion, O Irlandês e Rebel Moon, que receberam exibições limitadas nos Estados Unidos para que as produções ficassem elegíveis ao Oscar.

O primeiro longa de Greta Gerwig no universo de Nárnia deve adaptar O Sobrinho do Mago, livro que explora a origem do mundo mágico antes dos eventos protagonizados pelos irmãos Pedro, Susana, Edmundo e Lúcia. A trama segue Gregório e Polly, que descobrem um bosque mágico com portais para diferentes mundos, entre eles, o universo de Nárnia.

Embora ainda não tenha sido oficialmente confirmado, informações de bastidores sugerem que as gravações começarão no verão norte-americano de 2025, em julho, e terão duração de mais de sete meses, indicando a possibilidade de filmagens simultâneas para um segundo longa, possivelmente baseado em O Leão, a Feiticeira e o Guarda-Roupa.

Ted Sarandos, CEO da Netflix, já descreveu a nova versão como “mais ousada”, e a própria diretora revelou em entrevistas que o roteiro foi desenvolvido antes mesmo de ela dirigir Barbie.

Até o momento, o elenco do filme não foi anunciado, e detalhes sobre o segundo longa seguem indefinidos.

A Netflix ainda não divulgou se o lançamento nos cinemas será global ou limitado, o que significa que ele pode ocorrer apenas em mercados específicos ou em um número reduzido de salas, como aconteceu com outras produções da plataforma antes de serem disponibilizadas para streaming globalmente.