CURIOSIDADE

Quando Matt Damon tomou bronca de Clint Eastwood em filmagens: ‘Quer perder o tempo de todo mundo?’

Ator relembrou o estilo pragmático do cineasta nos bastidores de ‘Invictus’ e como aprendeu rápido que, com Eastwood, apenas um take costuma ser o suficiente

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Quando Matt Damon tomou bronca de Clint Eastwood em filmagens: 'Quer perder o tempo de todo mundo?'
Quando Matt Damon tomou bronca de Clint Eastwood em filmagens - Crédito: Reproduçao / Mario Anzuoni

Matt Damon relembrou recentemente sua primeira experiência sob a direção do lendário Clint Eastwood. Durante participação no podcast Conan O’Brien Needs a Friend, o vencedor do Oscar contou que aprendeu da maneira mais direta possível o famoso estilo de filmagem de Eastwood: o diretor raramente permite mais de um take por cena.

O caso aconteceu no primeiro dia de gravações de Invictus (2009), onde Damon interpretou o jogador de rúgbi sul-africano Francois Pienaar. Para o papel, o ator passou seis meses trabalhando diariamente com um treinador de sotaque para aperfeiçoar a fala do personagem.

Damon contou que chegou ao set “pronto e animado” para trabalhar com um de seus heróis. Após a primeira tentativa de uma cena, ele esperava poder explorar outras nuances, mas foi interrompido pelo comando seco de Eastwood.

“Eu fiz o primeiro take… Eu tinha várias formas de fazer a cena na cabeça, mas ele apenas disse: ‘Corta, revela, próximo’. Eu respondi: ‘Espera aí, chefe. Eu quero fazer mais um. Aquele foi só o primeiro!’. E ele disse: ‘Por quê? Você quer desperdiçar o tempo de todo mundo?, relembrou Damon.

Sem saída, o ator aceitou: “Eu respondi que não e seguimos em frente. Foi apenas um take”.

A filosofia de Eastwood

Apesar do tom brusco, Damon esclareceu que não houve maldade na fala do diretor, descrevendo-o como um “cara adorável”. Segundo o ator, a mentalidade de Eastwood foca no respeito ao tempo da equipe técnica.

“A mentalidade dele é que sua equipe irá até o fim do mundo por você, desde que você não os sobrecarregue em cada plano”, explicou Damon. “Para ele, atores profissionais devem chegar preparados com algo bom e manter o ritmo da produção”.

A estratégia parece ter funcionado: a performance rendeu a Matt Damon uma indicação ao Oscar de Melhor Ator Coadjuvante. A dupla voltou a colaborar no ano seguinte, no filme Além da Vida (2010).

FONTE: THE HOLLYWOOD REPORTER

LEIA TAMBÉM: David Guetta: ‘Um set tem que ser uma experiência coletiva’

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Clint Eastwood, Matt Damon