Road movie clássico de Cameron Crowe fez 23 anos essa semana; aqui, listamos todos os álbuns que aparecem ou são citados no longa
Quase Famosos, clássico road movie de Cameron Crowe, completou 23 anos essa semana. Lançado em 13 de setembro de 2000, o filme conta a história semibiográfica do próprio diretor, em sua passagem pela redação da Rolling Stone americana nos anos 1970.
Na trama, o jovem escritor William Miller (Patrick Fugit) ganha da revista a missão de acompanhar a banda fictícia Stillwater em sua turnê pelos Estados Unidos. Pelo caminho, ele acaba aprendendo a realidade sobre o rock e sobre si próprio.
Além da banda cenográfica - que chegou a gravar cinco faixas especialmente para o filme -, o longa é obviamente repleto de referências a talentos musicais reais, particularmente à efervescente cena do rock americano e britânico dos anos 1960 e 1970. E, baseado na era analógica do enredo, os LPs são presença garantida em diversas cenas.
É o caso, por exemplo, do início do filme, em que a mãe de William, Elaine Miller (Frances McDormand), confronta a outra filha, Anita (Zooey Deschanel) ao descobrir um disco de rock em sua casa. O álbum em questão era Bookends (1968), de Simon & Garfunkel. Na cena - hilária - Elaine faz questão de mostrar aos filhos como o rock era sinônimo de degradação, apontando para os olhos da dupla da capa do disco e dizendo que eles estavam chapados.
Na sequência, Anita sai da casa da mãe, deixando para o irmão caçula sua invejável coleção de discos, com clássicos como Pet Sounds (1966), do The Beach Boys, Led Zeppelin II (1969), do Led Zeppelin e Axis: Bold as Love (1967), da The Jimi Hendrix Experience.
Abaixo listamos todos os álbuns exibidos em Quase Famosos, em ordem de aparição ou menção - alguns são apenas mostrados de relance na casa de Lester Bangs (Philip Seymour Hoffman) ou em sua cena na rádio, outros têm papel mais importante na trama, como o clássico Tommy (1969), do The Who:
Veja o trailer de Quase Famosos abaixo: