Novidade, estrelada por Daniel Craig, da franquia Entre Facas e Segredos, foi ovacionada após a estreia no Festival de Veneza
Queer, novo filme de Luca Guadagnino, de Me Chame Pelo Seu Nome (2017) e Rivais (2024), foi ovaciano após a sua estreia no Festival de Veneza. O longa, estrelado por Daniel Craig (Entre Facas e Segredos) e Drew Starkey (Outer Banks), foi aplaudido por cerca de nove minutos após a exibição na Sala Grande na última terça-feira, dia 3 de setembro.
A produção — que estreia apenas meses após o lançamento do último filme de Guadagnino, Rivais — é baseada no livro homônimo de William S. Burroughs, um dos principais nomes da geração beat, e faz um aceno ao público brasileiro ao trazer Henrique Zaga. Mas quem é ator, que tem feito sucesso nacional e internacionalmente?
Nascido em Brasília, no Distrito Federal, Zaga trilhou um caminho diferentes de muitos brasileiros: ao invés de construir uma carreira no Brasil e, depois, migrar para o mercado internacional, o ator já começou a trabalhar fora do país, sob o nome artístico de Henry Zaga.
Seus primeiros papéis de destaque foram nas séries Teen Wolf (2011-2017), da MTV, e 13 Reasons Why (2017-2020), sucesso da Netflix. Ele também participou de Quem é Você, Alasca?, adaptação cinematográfica do livro homônimo de John Green, lançada em 2019; mas a sua grande oportunidade veio mesmo ao estrelar Os Novos Mutantes, longa de 2020, que faz parte da franquia X-Men.
Ver essa foto no Instagram
Apesar de o filme não ter sido um sucesso — a produção sofreu com a recepção negativa da crítica especializada e ainda foi prejudicadaa pelo lançamento em meio à pandemia de coronavírus —, Os Novos Mutantesacabou projetando o nome de Zaga, que logo garantiu um papel na minissérie The Stand (2020-2021).
Em 2022, o ator decidiu mudar o seu nome artístico de Henry Zaga para Henrique Zaga e, finalmente, estrelou a sua primeira produção brasileira: Depois do Universo, longa com a atriz e cantora Giulia Be. Na história, uma jovem pianista, papel de Giulia, acabava se apaixonando por seu médico, vivido por Zaga, que a ajudava a realizar os seus sonhos musicais enquanto aguardava por um transplante de rim.
Nos anos seguintes, Zaga participou da série de TV Nancy Drew (2019-2023) e do filme Guerra Sem Regras, novo longa de Guy Ritchie (Snatch - Porcos e Diamantes) estrelado por Henry Cavill (Argylle: O Superespião), que chegou recentemente ao catálogo do Prime Video.
Em breve, além de Queer, o ator também será visto em Warfare, novo filme de Alex Garland (Guerra Civil) para a A24, que ainda conta com Noah Centineo (Shazam! Fúria dos Deuses) e Michael Gandolfini (Os Muitos Santos de Newark).
Ver essa foto no Instagram
Queer acompanha a história de William Lee (Daniel Craig) — alterego do autor —, um expatriado americano, que leva uma vida solitária em uma pequena comunidade na Cidade do México na década de 1950.
Porém, a chegada do jovem estudante Eugene Allerton (Drew Starkey) à cidade incentiva Lee a, finalmente, tentar estabelecer uma conexão significativa com alguém. Confira as primeiras imagens divulgadas:
Ver essa foto no Instagram
Além de Craig, Starkey e Zaga, o elenco de Queer ainda conta com Jason Schwartzman (Asteroid City), Lesley Manville (Sra. Harris Vai a Paris), Drew Droege (A Virada de Bethany), Ariel Schulman (Nerve: Um Jogo Sem Regras), Colin Bates (Obsessão Virtual) e o cantor Omar Apollo.
Para qual lançamento de 2024 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!
- Os Fantasmas Ainda se Divertem (5 de setembro)
- Não Fale o Mal (12 de setembro)
- Coringa: Delírio a Dois (3 de outubro)
- Sorria 2 (17 de outubro)
- Venom 3: A Última Rodada (24 de outubro)
- Megalópolis (31 de outubro)
- Gladiador 2 (21 de novembro)
- Wicked (21 de novembro)
- Moana 2 (28 de novembro)
- Kraven: O Caçador (12 de dezembro)
- O Auto da Compadecida 2 (25 de dezembro)
- Nosferatu (Ainda sem data de estreia confirmada)