PREMIAÇÃO

Quem ganha o Oscar de Melhor Filme? A redação da Rolling Stone Brasil opina

Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles com Fernanda Torres, pode levar a principal honraria da maior premiação do cinema? Confira as apostas!

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Publicado em 02/03/2025, às 16h00
Quem ganha o Oscar de Melhor Filme? A redação da Rolling Stone Brasil opina - Divulgação
Quem ganha o Oscar de Melhor Filme? A redação da Rolling Stone Brasil opina - Divulgação

Neste domingo, dia 2 de março, acontece a 97ª edição do Oscar e, pela segunda vez em quase 100 anos de existência da premiação, o Brasil concorre à principal honraria da noite, a de Melhor Filme, com Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles (Central do Brasil) estrelado por Fernanda Torres (Tapas & Beijos).

Mas será que a cobiçada estatueta de ouro vem para o Brasil? A seguir, confira as opiniões da redação da Rolling Stone Brasil sobre quem ganha e quem deveria ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2025:


Felipe Grutter, editor-chefe de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Anora
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Conclave

Com grande sucesso na temporada de premiações, com conquistas nos prêmios do Sindicado dos Diretores (DGA) e dos Produtores (PGA) de Hollywood, Anora deve encerrar a cerimônia do Oscar 2025 com a estatueta de Melhor Filme. Porém — sem ser clubista com Ainda Estou Aqui, que também merece a estatueta —, quem deveria ganharia é Conclave, que conta com grandes atuações, uma direção primorosa e roteiro brilhante.


Henrique Nascimento, editor de cinema de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Conclave
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Anora

Como brasileiro e orgulhoso, torço por uma surpresa e a possível vitória de Ainda Estou Aqui. Porém, sendo realista, acredito que o prêmio vá para Conclave, um dos concorrentes mais forte da atual temporada de premiações. Ainda assim, se a estatueta não surpreender caindo no colo de Walter Salles e companhia, espero que vá para a estante de Sean Baker. Não paro de pensar em Anora — e em Mikey Madison — desde que o vi. É um filme divertido, emocionante e, facilmente, um dos melhores do ano.


Aline Carlin Cordaro, repórter de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Anora
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Wicked

Anora chega ao Oscar com um histórico praticamente imbatível. O filme de Sean Baker venceu a Palma de Ouro em Cannes e dominou premiações importantes como o Critics Choice, PGA e DGA Awards, o que praticamente garante sua vitória. Mas a minha torcida vai para Wicked. A adaptação do musical da Broadway entregou um espetáculo visual e emocional que encantou o público e trouxe um frescor para os musicais no cinema. Com um elenco de peso, performances marcantes e um impacto cultural gigante, seria incrível ver um filme como esse levar o prêmio principal. 


Angelo Cordeiro, colaborador de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Conclave
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Ainda Estou Aqui

Apesar dos prêmios dos Sindicatos (PGA e DGA) indicarem que Anora é o grande favorito a Melhor Filme, acredito que o britânico Conclave tem uma grande força com a ala mais conservadora dos votantes da Academia. O método preferencial costuma ajudar filmes que agradam a todos os tipos de público, e Conclave é menos disruptivo que Anora, que pode incomodar alguns. No entanto, como brasileiro, não posso deixar de citar que o melhor entre os dez indicados é Ainda Estou Aqui. Mesmo assim, custo acreditar que a Academia premiará um filme latino com a sua principal honraria.


Camila Gomes, colaboradora de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Conclave
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Ainda Estou Aqui

De todas as categorias, a de Melhor Filme se tornou uma caixinha de surpresas nos últimos anos. Conclave e Anora são os favoritos, sem dúvidas, mas Ainda Estou Aqui está fazendo uma passagem histórica pelos cinemas nos Estados Unidos e teve uma campanha voltada para os votantes norte-americanos. Com tantas críticas positivas que o longa recebeu, não seria impossível sonhar com o principal prêmio da noite.


Giulia Cardoso, redatora de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Ainda Estou Aqui
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Sing Sing não indicado à categoria

Serei obrigada a falar que Sing Sing deveria ganhar o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2025. Mesmo não tendo sido indicado à categoria, o filme é tão emocionante quanto Ainda Estou Aqui e todos sabemos que, ao ganhar a principal honraria da noite, a produção ganha mais evidência, o que seria perfeito para uma produção tão sensível e que merece ser vista por mais pessoas.


Heloísa Lisboa, repórter de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Conclave
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Ainda Estou Aqui

Embora Conclave não tenha garantido uma indicação na categoria de Melhor Direção — uma relação bastante comum com vencedores do Oscar de Melhor Filme —, vitórias no BAFTA e no SAG Awards demonstram uma possível tendência que a Academia pode seguir no Oscar 2025. Anora é outra aposta que tem ganhado força, mas Conclave parece uma opção mais sólida.


Rodrigo Tammaro, redator de Rolling Stone Brasil

  • QUEM GANHA:Anora
  • QUEM DEVERIA GANHAR:Anora

O filme de Sean Baker sobre uma stripper americana que se casa com um herdeiro russo é cotado como favorito pelos principais termômetros do Oscar. Embora tenha começado a corrida pela estatueta com menos destaque que os concorrentes, Anora levou três dos quatro prêmios dos sindicatos, que dão pistas sobre quem deve ficar com a estatueta.


Especial de cinema da Rolling Stone Brasil

O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.

Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.

O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.

O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:


Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!