Walter Salles, Fernanda Montenegro e mais: quem são os brasileiros que votam no Oscar?
De Ainda Estou Aqui, artistas estão na seleta de atores, atrizes e realizadores brasileiros que votam na maior premiação do cinema
Angelo Cordeiro (@oangelocinefilo)
Publicado em 27/02/2025, às 14h30 - Atualizado às 14h45
No próximo domingo (2) acontece a 97ª cerimônia de premiação do Oscar, a maior honraria do cinema, e dentre os indicados deste ano está o brasileiro Ainda Estou Aqui, longa de Walter Salles (Central do Brasil), que concorre nas categorias de Melhor Filme, Melhor Filme Internacional e Melhor Atriz com Fernanda Torres (Tapas & Beijos).
A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas, responsável por selecionar os indicados e premiar os melhores do ano no cinema, é formada por votantes do mundo inteiro, incluindo diversos brasileiros, como o próprio Walter Salles e também a veterana Fernanda Montenegro, que também estrela Ainda Estou Aqui.
A seguir, entenda os processos de votação no Oscar, e saiba quem são os artistas e realizadores brasileiros que podem dar uma forcinha na conquista da primeira estatueta de ouro do Brasil na maior premiação do cinema:
Quem vota no Oscar?
Os indicados e vencedores do Oscar são escolhidos por mais de 10.000 profissionais da indústria, espalhados no mundo todo, sendo aproximadamente 9.905 habilitados a votar, segundo dados de 2024.
Nos últimos dez anos, a Academia promoveu diversas ações para incluir mais mulheres, pessoas negras e cineastas de várias regiões do mundo entre os habilitados ao voto, para diversificar não só os votantes, mas também os indicados e premiados.
Como se tornar membro da Academia?
Normalmente, quem é indicado ao Oscar também se torna membro da Academia, já que a honraria inclui um convite para ingressar no seleto grupo. Apesar disso, a oferta pode ser recusada. Portanto, mesmo que Fernanda Torres tenha sido convidada, ela só poderá votar na próxima edição do Oscar caso se torne membro da Academia.
Além das indicações à maior premiação do cinema, outra forma de se tornar um membro da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas é por meio da recomendação de dois membros já inscritos. Ou seja, mesmo que Fernanda Torres não tivesse sido indicada, ela poderia se tornar membro a partir da indicação de Walter Salles e Fernanda Montenegro, por exemplo.
Quais são as categorias?
A Academia organiza seus grupos de votação como “exclusivos para profissionais do cinema envolvidos na produção de filmes lançados nos cinemas” e distribui seus membros em 17 categorias. Além das categorias mais tradicionais, como a de diretores, a Academia conta com grupos para diretores de elenco, executivos, produtores e profissionais de marketing e relações públicas. As categorias de atuação são decididas pelo maior grupo, composto por mais de 1.300 membros.
Quem são os votantes brasileiros do Oscar?
Anualmente, a Academia convida novos membros para fazer parte do seu quadro de votantes. Recentemente, a atriz Maeve Jinkings (O Som ao Redor), a diretora Juliana Rojas (As Boas Maneiras) e a produtora Renata de Almeida Magalhães (O Grande Circo Místico) foram convidadas a integrar o grupo. A seguir, confira a lista completa de brasileiros que podem votar no Oscar:
- Adriano Goldman (diretor de fotografia)
- Affonso Beato (diretor de fotografia)
- Alê Abreu (diretor e animador)
- Alice Braga (atriz)
- Andrea Barata Ribeiro (produtora)
- Anita Rocha da Silveira (diretora)
- Anna Muylaert (diretora)
- Anna Van Steen (maquiadora)
- Antonio Pinto (compositor)
- Bruno Barreto (diretor)
- Carlinhos Brown (compositor)
- Carlos Saldanha (diretor e animador)
- Carlos Segundo (diretor)
- Carolina Markowicz (diretora)
- Daniel Rezende (montador)
- Emilio Domingos (documentarista)
- Fabiano Gullane (produtor)
- Felipe Lacerda (montador)
- Fernanda Montenegro (atriz)
- Fernando de Goes (produção e tecnologia)
- Fernando Meirelles (diretor)
- Helena Solberg (diretora)
- Heloísa Passos (diretora)
- Ilda Santiago (curadora)
- Jefferson De (diretor)
- João Atala (documentarista)
- João Moreira Salles (documentarista)
- Jorge Bodanzky (diretor)
- José Joffily (diretor)
- José Padilha (diretor)
- Juliana Rojas (diretora)
- Karen Akerman (editora e produtora)
- Karen Harley (montadora)
- Karim Aïnouz (diretor)
- Kleber Mendonça Filho (diretor)
- Laís Bodanzky (diretora)
- Lula Carvalho (diretor de fotografia)
- Maeve Jinkings (atriz)
- Marcelo Zarvos (compositor)
- Maria Augusta Ramos (documentarista)
- Mauricio Osaki (diretor)
- Mauricio Zacharias (roteirista)
- Paula Barreto (produtora)
- Pedro Kos (documentarista)
- Petra Costa (documentarista)
- Plínio Profeta (músico)
- Renata de Almeida Magalhães (produtora)
- Renato dos Anjos (supervisor de animação)
- Rodrigo Santoro (ator)
- Rodrigo Teixeira (produtor)
- Sara Silveira (produtora)
- Sônia Braga (atriz)
- Selton Mello (ator)
- Tatiana Leite (produtora)
- Vânia Catani (produtora)
- Vera Blasi (roteirista)
- Waldir Xavier (engenheiro de som)
- Walter Carvalho (diretor de fotografia)
- Walter Salles (diretor)
- Wagner Moura (ator)
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram
LEIA TAMBÉM:Quem vence o prêmio de Melhor Filme no Oscar 2025? Vote no seu favorito!
Oscar 2025: Quem vence o prêmio de Melhor Filme? Vote no seu favorito!
- Ainda Estou Aqui
- Anora
- O Brutalista
- Um Completo Desconhecido
- Conclave
- Duna: Parte 2
- Emilia Pérez
- O Reformatório Nickel
- A Substância
- Wicked