Diretor de Independence Day e Moonfall, Roland Emmerich criticou novamente a Marvel e os grandes estúdios de Hollywood
Diretor de Independence Day (1996) e Moonfall(2022), Roland Emmerich criticou os grandes estúdios como Marvel, DC e Lucasfilm, afirmando que eles estão “arruinando a indústria.” Em entrevista ao Den of Geek, cineasta falou que se preocupa com o rumo que as produções estão tomando atualmente.
Naturalmente, Marvel, DC e Star Wars praticamente assumiram o controle. Isso está arruinando nossa indústria um pouco, porque ninguém mais faz algo original,” explicou.
Diretor completou: “Você deveria fazer novos filmes ousados, sabe? Na verdade, Christopher Nolan é o mestre nisso. Ele é alguém que pode fazer filmes sobre o que quiser. Eu tenho um pouco mais de dificuldade, mas ainda tenho um nome grande o suficiente - especialmente quando é um [filme sobre] desastre ou tem algum tipo de tema de catástrofe.”
+++ LEIA MAIS: Marvel: Roland Emmerich não dirigiria filmes da franquia; entenda
Em outra entrevista ao ComicBook, Emmerich explicou que, apesar de ter assistido aos filmes da Marvel, não tem interesse em dirigir nenhum longa da franquia: "[Os filmes da Marvel] não parecem ser muito a minha praia. Outras pessoas fazem isso, mas eu sempre tento criar histórias originais. Há muitos diretores incríveis por aí que conseguem fazer boas adaptações."
Emmerich não é o primeiro nome de Hollywood a criticar blockbusters de estúdios como Marvel. Em 2020, Martin Scorsese disse que esses filmes “não são cinema” apesar de serem muito bem produzidos e com os atores tentando entregar a melhor performance possível. “Não é o cinema dos seres humanos tentando transmitir experiências emocionais e psicológicas para outros seres humanos,” disse o diretor.
+++ LEIA MAIS: Diretor de Godzilla, Roland Emmerich concorda com opinião de Scorsese sobre Marvel
Emmerich, inclusive, comentou o posicionamento de Scorsese em entrevista ao Screen Rant: "Se você gosta de Martin Scorsese... acho que eles não deveriam dar tanta atenção a ele. O que ele provavelmente quis dizer é que pode haver muito desses filmes. É como dominar nossos negócios. Então, nesse aspecto, eu não sou fã de filmes de heróis. Mas eu os aceito pelo que são."