Alec Baldwin alega ter proteção jurídica e nega culpa do homicídio da diretora de fotografia em ascensão
Os testes do FBI no tiroteio fatal no set de filmagem de Rust descobriram que a arma manuseada pelo ator Alec Baldwin não poderia ser disparada sem puxar o gatilho enquanto estava engatilhada. As informações são da ABC News.
De acordo com documentos legais obtidos pela Rolling Stone EUA, os advogados de Baldwin alegaram que ele não estava ciente de que a arma que estava segurando no momento do incidente continha balas de verdade, e que ele também não era responsável pela segurança das armas no set.
Na ocasião, Baldwin estava ensaiando uma cena que consistia em apontar um revólver “na direção da lente da câmera” quando a arma disparou de repente e matou Halyna Hutchins e feriu o diretor Joel Souza. Antes de receber a arma, contudo, foi dito que ela era “fria”, ou seja, sem balas de verdade.
Armar uma pistola de revólver como a usada no set de filmagem envolve puxar o martelo da arma para trás para preparar a arma para disparar. Quando o martelo da arma é lançado para frente com força suficiente – como acontece quando o gatilho é pressionado – ele atinge o primer de uma rodada de munição, fazendo com que a arma dispare.
No relatório forense, os examinadores do FBI da equipe de xerife do condado de Santa Fé Adan Mendoza e a promotora distrital de Santa Fé, Mary Carmack-Altwies, observaram um mau funcionamento interno da arma durante o teste na posição totalmente engatilhada, com “porções do gatilho e da parada do cilindro fraturadas enquanto o martelo foi atingido”.
O relatório também reconhece que a autoridade de Baldwin no set de filmagens se restringia apenas à aprovação de mudanças no roteiro e de membros da equipe criativa, não sendo responsável pela equipe que cuida dos elementos cenográficos, como as balas de festim.
A análise também examina as limitações dos testes forenses, dizendo que “pode não ser possível recriar ou duplicar todas as circunstâncias que levaram ao disparo de uma arma de fogo sem puxar o gatilho”.
Em abril, a Rust Movie Productions foi multada em quase US$ 137 mil pela cultura de “plena indiferença à segurança dos funcionários” no set, de acordo com um relatório do Departamento de Saúde e Segurança Ocupacional do Departamento de Meio Ambiente do Novo México.
Em outubro de 2021, Alec Baldwin matou acidentalmente a diretora de fotografia Halyna Hutchins enquanto filmava com uma arma cenográfica no set do longa-metragem Rust. De acordo com o gabinete do xerife do condado de Santa Fé, o serviço de emergência norte-americano recebeu uma ligação para relatar um tiroteio no Rancho Bonanza Creek, por volta das 14 horas.
Aos 42 anos, Halyna Hutchins tinha créditos em curtas-metragens, produções de televisão e filmes desde 2012, segundo o IMDb. Exercendo a profissão como diretora de fotografia, Hutchins havia ficado à frente de uma série de filmes como Archenemy (2020), com Joe Manganiello, Blindfire (2020) e The Mad Hatter (2021), segundo informações do G1.
+++ LEIA MAIS: Rust: Alec Baldwin admite que carreira pode ter acabado após acidente fatal