Clássico de terror slasher, Sexta-Feira 13 imortalizou o protagonista Jason Voorhees e se tornou referência no gênero
O filme Sexta-Feira 13 chegou aos cinemas norte-americanos em maio de 1980 para acompanhar Jason, o assassino que seria imortalizado nas telonas. Do gênero terror slasher, a produção foi dirigida por Sean S. Cunningham — e certamente deu um novo significado às produções do gênero.
Mesmo independente, o filme fez tanto sucesso que engloba inúmeras sequências. Sexta-Feira 13 virou um marco da cultura pop, conhecido por pessoas de diversas idades e referenciados em várias outras produções. Afinal, é difícil não reconhecer a máscara de hóquei de Jason, assim como o característico facão.
+++LEIA MAIS: 7 filmes de terror slasher sangrentos e viciantes para assistir na Sexta-Feira 13
As cenas sangrentas, assustadoras e os efeitos especiais marcaram (e continuam a marcar) diversas gerações — e deram um significado maior à toda a má fama de uma sexta-feira que cai no dia 13 do mês.
Para marcar esta sexta, 13 de agosto, a Rolling Stone Brasil separou quatro curiosidades sobre o filme Sexta-Feira 13, que apresentou ao público o assassino icônico Jason Voorhees. Confira:
+++LEIA MAIS: Stephen King gostaria de escrever livro sobre Jason, de Sexta-Feira 13
Certamente um dos maiores assassinos do cinema, Jason tem no currículo um número assustador de vítimas. Segundo levantamento feito pelo site Bloody Disgusting, o personagem matou (com e sem o facão) 157 pessoas em 12 filmes oficiais.
Devido ao sucesso de Sexta-Feira 13, Jason foi eternizado no imaginário de diversas pessoas - e é difícil não lembrar o nome do assassino. No roteiro original, contudo, ele seria batizado de Josh Voorhees.
O icônico acampamento Crystal Lake existe. Segundo o site Darkside, o local fica em Hardwick, Nova Jersey, chama Camp No-Be-Bo-Sco e serviu de locação para a famosa área onde Jason morava com a mãe.
Por retratar as mais diversas atrocidades em um acampamento, Sexta-Feira 13 assustou diversas famílias. De acordo com o site Ultraverso, no ano do lançamento do filme, a procura por acampamentos de férias nos Estados Unidos diminuiu mais de 60%.
+++ FIUK: 'TENHO ROCK NA VEIA DESDE CRIANÇA' | ENTREVISTA | RS