Simu Liu, astro de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis, não dará autógrafos em quadrinhos com personagem racista
Simu Liu, protagonista de Shang-Chi e a Lenda dos Dez Anéis (2021), explicou porque se recusa a autografar determinadas edições de HQ do personagem. Algumas carregam conteúdo racista e xenofóbico.
A primeira aparição do personagem aconteceu em 1973. O principal antagonista de Shang-Chi na série Master of Kung Fu foi o Dr. Fu Manchu, criado por Sax Rohmer. O vilão era sustentado pela ideia xenofóbica do "perigo amarelo," medo irracional da cultura do leste asiático.
+++ LEIA MAIS: Shang-Chi: Awkwafina se defende após acusações de apropriação cultural; entenda
Na Ace Experience, convenção em Washington (EUA), Liu não assinará quadrinhos desta série, segundo o Screen Rant. Embora populares na época de lançamento, quadrinhos são duramente criticados atualmente.
A Marvel perdeu os direitos de Manchu, e alterou o nome para Zheng Zu. Os traços racistas foram mantidos por anos. Para o MCU, principal rival de Shang-Chi foi substituido por Mandarin, conhecido como Wenwu nos filmes.
+++ LEIA MAIS: Shang-Chi 2: Tudo que sabemos sobre sequência da Marvel
Shang-Chi (Simu Liu) é um jovem chinês treinado em artes marciais criado em isolamento. Quando consegue a oportunidade de entrar em contato com o resto do mundo, descobre que o pai não era a pessoa que dizia ser.
Além de Simu Liu, o elenco do filme conta com Awkwafina (Podres de Ricos), Meng'er Zhang, Fala Chen (Triumph in the Skies II), Florian Munteanu (Creed II), Benedict Wong (Doutor Estranho) e Ben Kingsley (Gandhi).
Ver essa foto no Instagram
+++LEIA MAIS: Marvel: Detalhe de Shang-Chi preocupou Kevin Feige; entenda