Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Sônia Braga: 6 filmes memoráveis com a atriz brasileira [LISTA]

Ícone do cinema e da televisão brasileira, Sônia Braga completou 72 anos nesta quarta, 8

Vitória Campos (sob supervisão de Eduardo do Valle) Publicado em 08/06/2022, às 18h24

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Sônia Braga (Foto: John Lamparski/Getty Images for Film at Lincoln Center)
Sônia Braga (Foto: John Lamparski/Getty Images for Film at Lincoln Center)

Ícone do cinema e da televisão brasileira, Sônia Braga começou a fazer teleteatros e programas infanto-juvenis aos 14 anos — e, desde então, conquistou a aclamação do público, sendo indicada ao Globo de Ourocomo Melhor Atriz Coadjuvante por Luar sobre Parador (1988).

Além da carreira de sucesso no Brasil, Braga alcançou reconhecimento internacional. Nesta quarta, 8 de junho, a estrela completou 72 anos — para comemorar, separamos seis filmes icônicos com a atriz. As sinopses são do Rotten Tomatoes; confira:

+++ LEIA MAIS: Sônia Braga e Alice Braga são indicadas ao Latino Entertainment Film Awards

Dona Flor e Seus Dois Maridos (1976) 

"Dona Flor (Sônia Braga) se casa com Vadinho (José Wilker), que é muito bonito e apaixonado, mas não trabalha nem oferece muito mais. Ela consegue ganhar dinheiro para a família cozinhando para os vizinhos, mas joga fora a maior parte do dinheiro. Um dia, Vadinho morre repentinamente. Dona sente falta do casamento, então se casa com o Dr. Teodoro Madureira (Mauro Mendonça). Ele é o oposto de Vadinho — ele tem uma grande carreira, mas falta paixão. Enquanto Dona Flor está casada com Teodoro, o fantasma de seu falecido marido aparece."


Aquarius (2016) 

"Clara, uma viúva de 65 anos e crítica de música aposentada, promete morar em seu apartamento até morrer depois que um desenvolvedor compra todas as unidades ao seu redor."

+++ LEIA MAIS: 9 brasileiros que votam no Oscar - e como chegaram lá [LISTA]


Extraordinário (2017) 

"Nascido com diferenças faciais que, até agora, o impediam de frequentar uma escola regular, Auggie Pullman torna-se o mais improvável dos heróis quando entra na quinta série local. Enquanto sua família, seus novos colegas de classe e a comunidade em geral lutam para descobrir sua compaixão e aceitação, a extraordinária jornada de Auggie os unirá e provará que você não pode se misturar quando nasceu para se destacar."


Bacurau (2019) 

"Daqui a alguns anos, Bacurau, uma cidade do sertão brasileiro, lamenta a perda de sua matriarca, Carmelita, que viveu com 94 anos. Dias depois, os habitantes percebem que a comunidade desapareceu dos mapas," diz a sinopse do IMDb.

+++ LEIA MAIS: Homem teria levado 11 'namoradas' para assistir Bacurau - e bomba no Twitter


O Beijo da Mulher Aranha (1985) 

"Em uma cela de prisão em algum lugar da América Latina, dois homens muito diferentes se confrontam cautelosamente. Molina (William Hurt) é visto pela primeira vez enrolando a cabeça em uma toalha, em forma de turbante, enquanto Valentin (Raul Julia), barbudo e com aparência classicamente machista, observa com uma mistura de fascínio e repulsa. Durante o tempo que passaram juntos, os dois homens se entendem e se respeitam."


Luar sobre Parador (1988)

"Quando o governante de uma pequena nação africana morre, seu principal assessor, Roberto Strausmann, fará de tudo para evitar uma mudança de regime, então ele recruta o ator Jack Noah para se passar pelo falecido líder politico. Jack se parece com o homem que ele está interpretando e, com a instrução especializada de Strausmann, ele engana o mundo com sucesso. Mas quando Jack se apaixona pela encantadora humanitária Madonna Mendez (Sônia Braga), ele decide usar sua influência para o bem."

+++ LEIA MAIS: Além de Cabras da Peste: 4 comédias nacionais para assistir na Netflix [LISTA]