Steven Spielberg alertou para bolha dos filmes de super-heróis e colapso do cinema
Steven Spielberg, responsável por diversos sucessos de público e crítica nos cinemas, previu decadência dos filmes de super-heróis e alertou indústria. Conforme apontado pelo site CheatSheet, o cineasta temia que os blockbusters da última década impactassem o modelo de negócios de uma forma indesejada.
"Eventualmente, haverá uma implosão... com três ou quatro, até mesmo seis filmes de grande orçamento quebrando, e isso irá mudar o paradigma," afirmou ao Film Students.
Em uma previsão sobre possíveis diferenças de preços entre filmes, o diretor disse: "Você terá que pagar US$ 25 para assistir o próximo Homem de Ferro e, provavelmente, só precisará pagar U$S 7 para ver Lincoln."
Embora o cenário não tenha se concretizado exatamente como a fala de Spielberg, o debate sobre o espaço que blockbusters ocupam nas salas de cinema veio a tona com o lançamento das últimas produções dos Vingadores, que escantearam longas nacionais no Brasil, por exemplo.
O gênero de super-heróis também foi descrito por Steven como o novo faroeste: "Estávamos aqui quando o faroeste morreu. Haverá um momento em que os filmes de super-heróis irão para o mesmo caminho que o faroeste. Isso não significa que não haverá outra ocasião em que esses gêneros retornem."
Embora o MCU (Universo Cinematográfico da Marvel) e o DCEU (Universo Estendido DC) continuem a investir milhões de dólares em suas produções, o impacto parece menor em relação ao ápice de sua popularidade - que fez com que os filmes do gênero ocupassem várias posições no ranking de maiores bilheterias da história.
+++ LEIA MAIS: O grande arrependimento de Steven Spielberg com E.T. O Extraterrestre
"Claro, atualmente esses filmes estão vivos. Estou apenas dizendo que esses ciclos da cultura popular são finitos. Um dia, as histórias mitológicas serão substituídas por outro gênero, que um cineasta jovem está prestes a descobrir."