Inicialmente previsto para 2023, Star Wars: Rogue Squadron foi adiado por conflitos entre a Lucasfilm e Patty Jenkins
Dirigido por Patty Jenkins, o filme Rogue Squadron, do universo Star Wars, foi anunciado em 2020 durante Disney Investor Day. Recentemente, contudo, a produção foi retirada do cronograma de lançamentos da empresa — e o motivo parece estar relacionado a divergências entre a cineasta e a Lucasfilm.
Inicialmente, Rogue Squadron tinha a data de estreia prevista para 2023. Contudo, conforme noticiou o jornalista Matthew Belloni (via Canal Tech), a produção foi adiada por um grande conflito entre a diretora Patty Jenkins e os estúdios responsáveis pela produção, que teriam reclamado, inclusive, da agenda da cineasta.
+++LEIA MAIS: Como será Star Wars: Rogue Squadron? Diretora Patty Jenkins fala sobre o projeto
Além de dirigir Rogue Squadron, Jenkins foi contratada para a direção do novo Mulher-Maravilha para a Warner Bros e Cleópatra, para a Paramount Pictures. Diante disso, o adiamento foi justificado por conflitos de agenda. Contudo, uma fonte da Disney teria afirmado que o motivo verdadeiro do atraso é um conflito criativo.
Conforme explicou o jornalista Matthew Belloni, Patty Jenkins e os executivos da Lucasfilm não teriam conseguido resolver as divergências sobre o roteiro do filme Rogue Squadron, escrito por Matthew Robinson.
A reportagem de Belloni também afirma que um grande ponto de divergência entre os profissionais são as restrições impostas pela Lucasfilm aos cineastas que trabalham no universo Star Wars — algo que não seria do agrado de Patty Jenkins.
Sem previsão de estreia, Rogue Squadron será o primeiro filme de Star Wars desde a conclusão da “Skywalker Saga” com A Ascensão Skywalker, lançado nos cinemas brasileiros em dezembro de 2019. Segundo informações do The Hollywood Reporter, o filme deve narrar a história de pilotos de caça de elite.
+++ LEIA MAIS: Conheça Star Wars Detours, série arquivada pela Disney há quase 10 anos