Stephen Graham explica por que criou Adolescência e defende exibição para pré-adolescentes: 'Acho que 12 é uma boa idade'
Ator e criador da produção da Netflix também revelou os crimes reais que inspiraram a trama
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 26/03/2025, às 12h55
O ator Stephen Graham, de 51 anos, afirmou que a minissérie Adolescência, sucesso da Netflix, pode ser assistida por jovens a partir dos 12 anos. A produção, que aborda temas como masculinidade tóxica, redes sociais e relações familiares, tem como ponto de partida o caso de um adolescente acusado de assassinar uma colega da escola.
“Ela não tem imagens de violência. Não há um uso excessivo de linguagem imprópria. Pessoalmente, eu direcionaria para a idade do Jamie [personagem principal, de 13 anos]. Mas acho que 12 é uma boa também, porque é quando se entra na adolescência”, afirmou Graham em entrevista ao jornal O Globo.
Além de atuar como o pai do protagonista Jamie, interpretado por Owen Cooper, Graham também é o criador da minissérie ao lado de Jack Thorne. O ator contou que a ideia surgiu após ler reportagens sobre crimes reais ocorridos no Reino Unido:
“Quis contar essa história porque li sobre uma jovem esfaqueada até a morte. Depois, uma menina trans foi esfaqueada. Depois, mais uma garota morta da mesma forma. Três histórias separadas. Isso me atingiu profundamente, e pensei que talvez fosse algo que pudesse abordar.”
A minissérie tem quatro episódios e lidera o top global da Netflix entre as produções faladas em inglês. O personagem Jamie é um adolescente de 13 anos acusado de homicídio, e a narrativa acompanha a reação da família e a investigação, em formato de drama psicológico.
Stephen Graham também comentou o impacto da série nas famílias:
“Se eu e Jack tivemos algum objetivo, foi apenas tentar iniciar alguma conversa entre pais e filhos. O choque de gerações é enorme.”
Adolescência está disponível na Netflix