DECLARAÇÃO

Tarantino abre o jogo sobre cancelamento de seu último filme: ‘Não estava empolgado’

O diretor revelou os motivos por trás do cancelamento daquele que seria considerado seu último projeto e que seria sobre um crítico de cinema

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

Tarantino abre o jogo sobre cancelamento de seu último filme: 'Não estava empolgado'
Tarantino abre o jogo sobre cancelamento de seu último filme: 'Não estava empolgado' - Karwai Tang/WireImage

Quentin Tarantino (Pulp Fiction), um dos cineastas mais celebrados de Hollywood, falou pela primeira vez sobre a decisão de descartar The Movie Critic, considerado até então aquele que seria o seu último filme. O projeto, originalmente planejado como uma série de oito episódios para TV, depois reescrito como longa-metragem, acabou não saindo do papel.

“A série de oito episódios era The Movie Critic”, explicou Tarantino, detalhando que a ideia inicial foi adaptada para o cinema antes de enfrentar problemas na pré-produção.

O desafio conceitual

Ao contrário de seus filmes anteriores, marcados por vingança, ação e violência estilizada, The Movie Critic se concentraria em uma profissão que o próprio diretor descreveu como “a mais entediante do mundo”: crítico de cinema.

“Todo filme do Tarantino promete tanto, exceto The Movie Critic. Quem quer ver um filme sobre um crítico de cinema? Eu estava animado com esse roteiro, mas quando chegamos à pré-produção, não estava empolgado em dramatizar tudo aquilo que escrevi”, contou ao podcast The Church of Tarantino.

Tarantino garantiu que a decisão não foi motivada por medo ou insegurança, mas por uma questão conceitual: transformar a vida de um crítico em algo cativante se mostrou mais desafiador do que o esperado.

Um elenco que não chegou a se concretizar

O filme, ambientado em 1977 e baseado em um crítico de cinema real, estava em negociações para ter Tom Cruise como protagonista. Apesar do elenco promissor, Tarantino optou por encerrar o projeto, reafirmando sua meta de concluir a carreira de diretor “com um estrondo”.

Com isso, o cineasta confirma que seu último trabalho ainda será algo mais ousado, condizente com o legado que construiu ao longo de décadas, deixando The Movie Critic como uma ideia intrigante que jamais será filmada.

LEIA TAMBÉM: O filme que Tarantino adora, mas é tido como um dos piores das história

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

 

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: quentin tarantino