‘The Rocky Horror Picture Show’, clássico cult e queer, retorna aos cinemas celebrando 50 anos
Filme que virou símbolo da cultura queer ganha relançamento em 4K para celebrar cinco décadas de transgressão e liberdade
Redação
O clássico The Rocky Horror Picture Show, fenômeno se tornou o musical cult mais popular de todos os tempos, completa 50 anos e volta aos cinemas nesta quinta-feira, 13 de novembro, em versão restaurada e remasterizada. Lançado originalmente em 1975, o filme dirigido por Jim Sharman e baseado na peça de Richard O’Brien ultrapassou as barreiras do entretenimento e virou um símbolo da liberdade sexual, da cultura queer e do espírito transgressor dos anos 1970.
Do que se trata?
A trama acompanha o casal Brad e Janet (Barry Bostwick, de Moby Dick, e Susan Sarandon, de Thelma & Louise), que sofre um imprevisto quando o carro quebra durante uma tempestade. Buscando ajuda, eles acabam em um castelo habitado pelo extravagante Dr. Frank-N-Furter (Tim Curry, de It: A Coisa), um cientista vindo da “Transilvânia galáctica” que está prestes a apresentar sua mais nova criação: Rocky, o homem perfeito. A partir daí, o casal é arrastado para um universo de festas delirantes, canções marcantes e situações surrealistas, onde tudo — gênero, desejo e identidade — é colocado em jogo.
Baseado na peça homônima de Richard O’Brien (que também atua como Riff Raff), o longa combina estética de filmes B dos anos 1950, visual glam rock e espírito libertário da contracultura. Completam o elenco o cantor Meat Loaf (Clube da Luta) e Patricia Quinn (O Sentido da Vida), entre outros.
LEIA TAMBÉM: 50 anos de ‘The Rocky Horror Picture Show’: como está o elenco atualmente?