Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil
Cinema / PREPARAÇÃO

Timothée Chalamet treinou por 5 anos para interpretar Bob Dylan em filme

Ator fará uma versão bem jovem do músico na cinebiografia Um Completo Desconhecido, que estreia no Brasil em 2025

Igor Miranda (@igormirandasite)
por Igor Miranda (@igormirandasite)

Publicado em 14/11/2024, às 19h34

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
A Complete Unknown, cinebiografia de Bob Dylan com Timothée Chalamet (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)
A Complete Unknown, cinebiografia de Bob Dylan com Timothée Chalamet (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)

Bob Dylan voltará a ser retratado em uma cinebiografia. Um Completo Desconhecido estreia no exterior em 25 de dezembro — 27 de fevereiro de 2025 no Brasil — e terá Timothée Chalamet no papel do músico, além da direção de James Mangold.

Embora só esteja saindo agora, o filme foi anunciado em janeiro de 2020. A pandemia, claro, se mostrou a principal responsável pelo atraso no planejamento. Porém, mesmo antes da confirmação oficial, Chalamet vinha trabalhando no desenvolvimento do personagem.

Em entrevista ao Apple Music 1 (via Ultimate Classic Rock), o astro de longas como Duna, Wonka e Me Chame Pelo Seu Nome, revelou ter iniciado sua preparação aprendendo a tocar gaita por 5 anos. Sabe-se que as performances musicais serão realmente executadas pelo artista, inclusive cantando, logo, ele precisaria de tempo para lapidar tudo. 

Para o filme, eu tive que aprender umas 13 músicas, mas no total, eu provavelmente conseguiria tocar 30. Tim Monich era um treinador de dialetos e trabalhamos juntos nisso por anos. Trabalhei com um professor de gaita por cinco anos e depois com uma mulher chamada Polly Bennett, que é uma treinadora de movimento... tiramos mais proveito de apenas trabalhar no roteiro juntos do que de qualquer coisa relacionada à fisicalidade.”
Timothée Chalamet como Bob Dylan para 'Um Completo Desconhecido' (Foto: Divulgação/Searchlight Pictures)

Para promover uma imersão ao personagem, Timothée viajou para as cidades nos Estados Unidos por onde Bob passou. A iniciativa, descrita como um “ajuntamento espiritual”, envolveu períodos em Chicago (Illinois), Madison (Wisconsin), Hibbing (Minnesota) e Duluth (Minnesota), esta última a cidade natal do músico.

Bob Dylan: o desafio mais único de Timothée Chalamet

Ainda durante a entrevista, Timothée Chalamet descreveu o trabalho em Um Completo Desconhecidocomo “o desafio mais único” de sua vida. Curiosamente, ele se sentiu mais confiante ao gravar as partes musicais, cantando e tocando, do que os momentos de interpretação em si.

O artista pontuou, ainda, que o papel lhe mostrou como ele era parecido com Bob Dylan.

Bob queria ser uma estrela do rock ‘n’ roll como Buddy Holly, Little Richard, Elvis Presley... Da mesma forma, eu queria ser um grande ator de cinema. Agora faço parte profundamente da igreja de Bob e sinto que tenho essa oportunidade de ser uma ponte para a música dele.”

Um Completo Desconhecido, a nova cinebiografia de Bob Dylan

Um Completo Desconhecido retrata a jornada de Bob Dylan de Minnesota a Nova York para conhecer o cantor Woody Guthrie (Scoot McNairy, Blonde) durante uma apresentação icônica, que aconteceu em 1965 no Newport Folk Festival, quando ele inseriu uma guitarra em seu show e foi criticado pelos admiradores do folk, gênero tradicionalmente tocado com violão.

Além de Timothée Chalamet e Scoot McNairy, o filme ainda conta com Elle Fanning (Demônio de Neon) como Sylvie Russo, namorada de Dylan na época da faculdade; Edward Norton (Asteroid City) como o músico Pete Seeger; e Boyd Holbrook (Logan) como o cantor Johnny Cash.

Como destacado, Um Completo Desconhecido chega aos cinemas americanos em 25 de dezembro. No Brasil, estreia em 27 de fevereiro de 2025.

+++LEIA MAIS: Timothée Chalamet aprendeu a tocar 30 músicas de Bob Dylan para cinebiografia