Para celebrar os 66 anos do ator e cineasta Tom Hanks neste sábado, 9 de julho, relembramos os maiores destaques da carreira
Com 40 anos de carreira, Tom Hanks é um dos atores mais influentes e amados de Hollywood. De papéis hilários a performances dramáticas, a versatilidade do astro esteve presente em alguns dos momentos mais icônicos da história do cinema.
Hanks foi conquistando o coração do público com uma trajetória de sucesso crescente e gradativa, lhe rendendo indicações à onze Globos de Ouro, sete SAG Awards e cinco BAFTA. O primeiro Oscar da carreira veio com o drama Philadelphia (1992).
De um bondoso garoto com QI abaixo da média a um maquinista de trem com destino ao Polo Norte, a Rolling Stone Brasil listou as seis melhores produções da carreira de Tom Hanks, segundo as notas do IMDb e sinopses do Rotten Tomatoes. Confira abaixo:
Inspirado em uma história real, Um Lindo Dia na Vizinhança(2019) acompanha o jornalista investigativo Tom Junod (Matthew Rhys), quem tem a missão de elaborar uma reportagem sobre Fred Rogers (Tom Hanks), apresentador de um popular programa infantil.
Tom entrevista o Sr. Rogers com ceticismo, pronto para provar a verdadeira índole do apresentador. Mas a empatia, gentileza e bondade de Roger muda a visão pessimista de Vogel sobre a vida, forçando o repórter a reconciliar-se com o passado doloroso.
+++LEIA MAIS: Tom Hanks sempre fica 'perdido' quando grava novo filme, admite
A cinebiografia acompanha a ascensão de Elvis Presley à fama e o relacionamento complexo do cantor com o empresário, o coronel Tom Parker, quem o descobriu em 1955. O filme conta com Austin Butler no papel do Rei do Rock e Tom Hanks como Parker.
A história mergulha na dinâmica complexa entre Presley e Parker ao longo de 20 anos, desde a ascensão de Presley à fama até seu estrelato sem precedentes, tendo como pano de fundo a paisagem cultural em evolução e a perda da inocência na América.
Baseado na autobiografia do golpista mais precoce dos Estados Unidos, Prenda-Me Se for Capaz(2002) acompanha Frank Abagnale Jr. (Leonardo DiCaprio), um garoto menor de idade considerado mestre do engano e falsificador brilhante.
Frank finge ser médico, advogado e co-piloto enquanto fatura milhões de dólares. Carl Hanratty (Tom Hanks), agente do FBI obcecado pelo garoto, tem como missão capturar Frank e levá-lo à justiça. Mas para isso precisa primeiro encontrá-lo - e o jovem está sempre um passo à frente.
+++LEIA MAIS: Astro de WandaVision fez Tom Hanks soltar pum em set de O Código Da Vinci
Baseado em uma história de Stephen King, o filme acompanha Paul Edgecomb (Tom Hanks), chefe de vigilância do corredor da morte em um presídio. Ele nunca havia encontrado alguém como John Coffey (Michael Clarke Duncan), um homem negro enorme condenado por matar brutalmente duas irmãs jovens.
Coffey tinha o tamanho e a força para matar qualquer um, mas não o comportamento. Além de sua natureza simples e ingênua e um medo mortal do escuro, Coffey parecia possuir um dom prodigioso e sobrenatural, o que faz Paul começou a questionar se Coffey era realmente culpado de assassinar as duas garotas.
+++LEIA MAIS: Atriz de Quero Ser Grande diz que cena romântica com Tom Hanks nunca seria feita hoje
Capitão John H. Miller (Tom Hanks) e sete homens (Tom Sizemore, Adam Goldberg, Barry Pepper, Vin Diesel, Edward Burns, Giovanni Ribisi e Jeremy Davies) enquanto entram em território inimigo para resgatar o soldado James Francis Ryan (Matt Damon) - o último sobrevivente de quatro irmãos militares.
Cercado pelas realidades brutais da guerra, enquanto procura por Ryan, cada homem embarca em uma jornada pessoal e descobre sua própria força para triunfar sobre um futuro incerto com honra, decência e coragem.
+++LEIA MAIS: Tom Hanks quase participou de Friends; entenda
Forrest Gump - O Contador de Histórias, ganhador de seis Oscars, incluindo o de Melhor Filme e Melhor Ator, acompanha Forrest (Tom Hanks), um inocente garoto com QI abaixo da média. Graças ao apoio da mãe (Sally Field), nunca considerou ser menos capacitado.
Seja dominando o campo de futebol como uma estrela do futebol americano universitário, lutando na Guerra do Vietnã ou capitaneando uma empresa especializada em pesca de camarões, Forrest inspira as pessoas com seu otimismo infantil. No entanto, a pessoa com quem o garoto mais se preocupa é a mais difícil de salvar — o amor de infância dele, Jenny (Robin Wright).