Transversais: apesar de esforços para ‘abortar missão’, filme sobre transsexuais chega aos cinemas; veja onde assistir
Transversais, documentário nacional que acompanha cinco pessoas transsexuais, chegou aos cinemas nesta quinta, 24 de fevereiro
Redação
Transversais (2022), documentário nacional que acompanha cinco pessoas transsexuais, chegou aos cinemas nesta quinta, 24 de fevereiro — mas, mesmo antes da estreia, deu o que falar. O presidente Jair Bolsonaro (PL) mencionou o longa-metragem em live em 2019 e tentou barrar o lançamento, ou “abortar a missão,” como disse no evento ao vivo.
De acordo com informações do jornal Folha de S. Paulo, Transversais acompanha: a funcionária pública Samilla Marques, a professora Érikah Alcântara, o acadêmico Kaio Lemos, o enfermeiro Caio José, a jornalista Mara Beatriz e sua filha Lara. Os habitantes do Ceará dão depoimentos sobre o processo duro e intenso da transição de gênero, com todas as dificuldades e alegrias.
View this post on Instagram
Em agosto de 2019, Bolsonaro anunciou que havia suspendido edital da Agência Nacional de Cinema, a Ancine, que forneceria recursos para a produção de diversos projetos. Um deles era Transversais. Na ocasião, o presidente disse: “Fomos garimpar na Ancine filmes que estavam prontos para ser captados recursos no mercado. Olha o nome de alguns, são dezenas. Um se chama Transversais. Olha o tema: ‘sonhos e realizações de cinco pessoas transgêneros que moram no Ceará.’ Conseguimos abortar essa missão.”
A ação de Bolsonaro não impediu, no entanto, que o filme fosse lançado, e de certa forma inclusive impulsionou a popularidade do documentário. Transversais foi exibido na Mostra Internacional de Cinema de São Paulo, no festival Mix Brasil e no Cine Ceará. A partir desta quinta, 24, estará disponível nos cinemas de Fortaleza, Maceió, Brasília, Belo Horizonte, São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba. Assista ao trailer oficial abaixo:
+++LEIA MAIS: Oscar 2022: Kristen Stewart comemora indicação por Spencer: ‘Sem palavras e honrada’