Wagner Moura sobre relação com Hollywood: ‘Estou com quase 50 anos, então dane-se’
Em entrevista ao The New York Times, brasileiro revelou que nunca fez nada “por dinheiro ou porque é uma grande coisa de Hollywood, que todo mundo vai ver”
Henrique Nascimento (@hc_nascimento)
Cotado ao Oscar 2026 por seu trabalho em O Agente Secreto, novo longa de Kleber Mendonça Filho (Retratos Fantasmas), Wagner Moura (Ladrões de Drogas) comentou, em entrevista ao The New York Times, a sua relação com Hollywood. Segundo o ator, ele sempre foi seletivo com os seus trabalhos e, principalmente após sucesso da série Narcos, da Netflix, quis evitar papéis que reforçassem estereótipos latinos.
“Quando comecei a trabalhar em Hollywood, um agente me disse para ser menos seletivo, argumentando que todo trabalho serve para levar ao próximo. Porém, mesmo naquela época, eu já tinha um saudável ceticismo em relação a jogar o jogo de Hollywood”, afirmou o brasileiro, que estreou internacionalmente em Elysium, longa de 2013 com Matt Damon (Perdido em Marte), Jodie Foster (O Silêncio dos Inocentes) e a conterrânea Alice Braga (O Esquadrão Suicida).
“Eu nunca fiz nada por dinheiro ou porque é uma grande coisa de Hollywood, que todo mundo vai ver. E, especialmente depois de Narcos, eu não queria fazer nada para reforçar estereótipos de latinos”, justificou. “Eles diziam: ‘Você é um ator brasileiro, deveria ficar muito feliz com essa oportunidade.’ E havia uma parte de mim que sentia um certo prazer em dizer: ‘Eu não vou fazer isso.'”
“Não quero me vender como uma bússola moral, mas me mantenho fiel a quem sou e às coisas que acredito serem certas. Isso é algo meio arrogante de dizer, mas eu vou dizer da mesma forma: estou com quase 50 anos, então dane-se”, continuou. “Quero os mesmos personagens que os norte-americanos brancos da minha idade interpretam. Quero interpretar pessoas chamadas Michael e que falam do jeito que falo”.
Qual é a história de O Agente Secreto?
Em O Agente Secreto, Marcelo (Wagner Moura) é um professor universitário que, procurado por atividades subversivas, foge para Recife. No entanto, ao chegar na cidade, onde acredita que está seguro até conseguir fugir do país com o filho pequeno, ele descobre que está jurado de morte por um antigo desafeto.
Além de Moura, o elenco de O Agente Secreto ainda conta com Maria Fernanda Cândido (Animais Fantásticos: Os Segredos de Dumbledore), Gabriel Leone (Senna), Alice Carvalho (Cangaço Novo), Isabél Zuaa (O Nó do Diabo), Rubens Santos (Aquarius), Udo Kier (Bacurau), Thomás Aquino (DNA do Crime), Suzy Lopes (Paloma), Buda Lira (Mais Pesado É o Céu), Carlos Francisco (Marte Um), Wilson Rabelo (Bandida: A Número Um) e Laura Lufési. Assista ao trailer do longa a seguir:
FONTE: The New York Times
LEIA TAMBÉM: O Agente Secreto venceu o Critics Choice Awards 2026, mas a entrega foi constrangedora