PREMIAÇÃO

Wunmi Mosaku celebra primeira indicação ao Oscar pelo filme ‘Pecadores’

Atriz de Pecadores assistiu ao clássico Annie com a filha para acalmar a ansiedade antes do anúncio histórico; longa de Ryan Coogler lidera a premiação com 16 indicações

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Wunmi Mosaku celebra primeira indicação ao Oscar pelo filme 'Pecadores'_2255761055
Wunmi Mosaku celebra primeira indicação ao Oscar pelo filme 'Pecadores' - Crédito: Amy Sussman/Getty Images

A manhã desta quinta-feira,22, marcou um divisor de águas na carreira de Wunmi Mosaku. A atriz recebeu sua primeira indicação ao Oscar na categoria de Melhor Atriz Coadjuvante por sua performance em Pecadores. O longa, dirigido por Ryan Coogler, fez história ao se tornar o filme mais indicado de todos os tempos, com 16 nomeações.

Para lidar com a expectativa, Mosaku revelou ao The Hollywood Reporter que recorreu à nostalgia. Na noite anterior ao anúncio, ela assistiu ao filme Annie com sua filha pequena — a mesma obra que a inspirou a seguir a atuação quando era criança. “Esse momento com minha filha me permitiu dormir alegre, lembrando o que eu amo”, contou a atriz, que acabou sendo acordada pelo marido com a notícia da indicação por volta das 5h30 da manhã.

Em Pecadores, Mosaku interpreta Annie, uma praticante de Hudo e parceira do personagem de Michael B. Jordan. Para o papel, a atriz mergulhou no estudo do dialeto Criolo da Louisiana e na espiritualidade ancestral. Ela destacou a importância de como Ryan Coogler escreve e enxerga mulheres negras:

“Sou muito grata ao Ryan por nos ver em toda a nossa humanidade e gentileza. Ele não foi contaminado pelo capitalismo e pelas ideias [preconcebidas] do que é feminilidade e do que é beleza”, afirmou Mosaku.

A atriz ressaltou que a recepção de outras mulheres negras à sua personagem foi “curativa” e que ver esse trabalho celebrado pela Academia é algo que ela não encara de forma leve.

A musa inspiradora da trilha sonora

Um dos momentos mais comentados desta temporada de premiações foi quando o compositor Ludwig Göransson, ao vencer o Globo de Ouro, declarou que Wunmi era sua musa. Ele afirmou que a música para o filme fluía naturalmente sempre que ela aparecia em tela.

A britânica em mim pensou: ‘Oh, não, não faça isso'”, brincou Mosaku sobre sua timidez ao receber elogios públicos. “Eu fico um pouco envergonhada quando as pessoas me dão flores, mas foi lindo ele usar o seu momento como artista para elevar o restante da equipe.”

Tapete vermelho em dose dupla

Além do sucesso profissional, Wunmi Mosaku confirmou que cruzará o tapete vermelho do Oscar, em março, em um momento pessoal especial: ela está grávida de seu segundo filho. A atriz garantiu que, se a mobilidade permitir, fará questão de exibir o barrigão na cerimônia.

Com 16 indicações, incluindo Melhor Filme e Melhor Direção, Pecadores chega ao Oscar como o grande favorito da noite, consolidando Mosaku como uma das vozes mais potentes de sua geração.

FONTE: THE HOLLYWOOD REPORTER

LEIA TAMBÉM: Com ‘O Agente Secreto’ em 4 categorias, confira os indicados ao Oscar 2026

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Ludwig Göransson, Michael B. Jordan, Pecadores, Ryan Coogler, wunmi mosaku