PREMIAÇÃO

‘Yanuni’, documentário de coprodução brasileira e indígena, é pré-indicado ao Oscar 2026

Coproduzido pela Cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, filme está entre as 15 produções que podem conquistar uma indicação na categoria de Melhor Documentário

Angelo Cordeiro (@angelocordeirosilva)

'Yanuni', documentário de coprodução brasileira e indígena, é pré-indicado ao Oscar 2026 (Divulgação)

Yanuni, documentário de coprodução brasileira e indígena, foi pré-selecionado ao Oscar 2026 de Melhor Documentário. A Academia de Artes e Ciências Cinematográficas divulgou nesta terça-feira, 16, as shortlists dos filmes semifinalistas em algumas categorias, como Melhor Filme Internacional, Melhor Fotografia, curtas, etc. Os brasileiros O Agente Secreto, Amarela e Apocalipse nos Trópicos também foram mencionados.

Agora, os filmes pré-indicados seguem para a próxima etapa de votação. A lista oficial com os cinco nomeados será divulgada apenas em 22 de janeiro, junto com as indicações às principais categorias, incluindo Melhor Filme, Melhor Ator e Melhor Direção, que podem contar com a presença de O Agente Secreto, principal candidato do Brasil à premiação.

Do que se trata Yanuni?

O filme acompanha a trajetória de Juma Xipaia, cacica da aldeia Kaarimã, na Terra Indigena Xipaya, no município de Altamira (PA), que, ao lado do seu marido, Hugo Loss, agente ambiental e então coordenador de operações de fiscalização do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis), luta contra o avanço da mineração e do garimpo, em defesa dos territórios indígenas, povos e comunidades da Amazônia. Em meio a constantes ameaças, ela ainda vive uma maternidade, expondo-se aos conflitos, mesmo a custo pessoal.

Com sua narrativa sobre a sabedoria e a resistência indígena, o documentário é uma produção da Malaika Pictures, com produção executiva de Eric Terena e conta também com participações das artistas indígenas Katu Mirim e Djuena Tikuna, na construção da trilha sonora.

Produzido pela cacica Juma Xipaia e por Leonardo DiCaprio, com direção de Richard Ladkani (Perseguição em Alto Mar e O Extermínio do Marfim), Yanuni, acumula prêmios em festivais internacionais e tem se consolidado como um dos títulos mais premiados do cinema ambiental esse ano.

Prêmios e festivais

Yanuni iniciou sua trajetória em grandes festivais, como Filme de Encerramento no Tribeca Festival, em Nova York, um dos eventos mais relevantes do circuito internacional. Recebeu o Grand Teton e ganhou como melhor longa-metragem documental (feature documentary) no Jackson Wild Media Award, considerado o Oscar do cinema de natureza.

Em Los Angeles (EUA), Yanuni também recebeu o prêmio de Melhor Documentário no Red Nation International Film Festival, o maior festival de cinema de Povos Originários e Indígenas no mundo. No Brasil, foi reconhecido com o Prêmio do Público de Documentário Internacional na 49ª Mostra Internacional de Cinema de São Paulo.

LEIA TAMBÉM: ‘O Agente Secreto’ é pré-indicado ao Oscar 2026 em duas categorias

Angelo Cordeiro é repórter do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo. Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, escreve sobre filmes desde 2014. Paulistano do bairro de Interlagos e fanático por Fórmula 1. Pisciano, mas não acredita em astrologia. São-paulino, pai de pet e cinéfilo obcecado por listas e rankings.
TAGS: oscar 2026, Yanuni