O Brasilvoltou ao topo do pódio no vôlei de praia feminino após 28 anos, graças à vitória de Ana Patrícia e Duda na final das Olimpíadas de Paris 2024. Em uma partida marcada por reviravoltas e muita tensão, a dupla brasileira derrotou as canadenses Melissa Humaña-Paredes e Brandie Wilkerson por 2 sets a 1, com parciais de 26-24, 12-21 e 15-10.
O jogo começou de forma equilibrada, com as brasileiras vencendo o primeiro set por 26-24, após recuperarem uma desvantagem de quatro pontos. No entanto, o segundo set foi dominado pelas canadenses, que fecharam com um placar de 21-12. No terceiro e decisivo set, a tensão aumentou ainda mais, com discussões entre as jogadoras que resultaram em cartões amarelos para Ana Patrícia e Brandie. Apesar das provocações, a dupla brasileira manteve a calma e fechou o set final em 15-10, garantindo a medalha de ouro.
Ana Patrícia e Duda têm uma longa história juntas. As duas conquistaram o ouro nos Jogos Olímpicos de verão da Juventude em 2014 e acumularam títulos em campeonatos mundiais e no circuito mundial de vôlei de praia. Além disso, a dupla conquistou o ouro no Campeonato Mundial de 2022 e a prata no Mundial de 2023, além de várias outras medalhas em competições internacionais.
Com essa vitória, o Brasil chega a oito medalhas no vôlei de praia feminino em Jogos Olímpicos. Até então, o país acumulava um ouro, quatro pratas e dois bronzes. A participação mais marcante havia ocorrido em Atlanta 1996, na estreia Olímpica da modalidade. Na ocasião, a final brasileira teve ouro para Sandra Pires e Jaqueline Silva, além da prata para Mônica e Adriana Samuel.