Eric Dane é diagnosticado com doença degenerativa rara, mas confirma retorno ao set de Euphoria
Ator revela condição neurológica e afirma que seguirá trabalhando
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 11/04/2025, às 11h51
O ator Eric Dane (Euphoria, Grey's Anatomy) revelou ter sido diagnosticado com esclerose lateral amiotrófica (ELA), uma doença degenerativa rara que afeta as células nervosas do cérebro e da medula espinhal.
“Fui diagnosticado com ELA,” disse Dane à People. “Sou grato por ter minha família amorosa ao meu lado enquanto enfrentamos esse novo capítulo.”
Dane é casado com a atriz Rebecca Gayheart, com quem tem dois filhos.
“Me sinto afortunado por ainda poder trabalhar e estou ansioso para retornar ao set de Euphoria na próxima semana,” acrescentou. “Peço gentilmente que respeitem a privacidade da minha família neste momento.”

Segundo a Mayo Clinic, a ELA provoca perda do controle muscular e, atualmente, não há cura para a doença. Também conhecida como doença de Lou Gehrig — em referência ao jogador de beisebol diagnosticado com a condição —, suas causas ainda não são totalmente conhecidas, embora uma pequena parcela dos casos seja hereditária.
De acordo com o Instituto Nacional de Distúrbios Neurológicos e Derrame dos EUA, a ELA afeta os neurônios motores, responsáveis pelos movimentos voluntários e pela respiração.
À medida que esses neurônios se degeneram e morrem, deixam de enviar sinais aos músculos, o que leva à fraqueza muscular, espasmos e atrofia. Com o tempo, os pacientes costumam ter dificuldades para falar, caminhar e engolir, e os sintomas tendem a piorar progressivamente.
Antes de interpretar Cal Jacobs em Euphoria, da HBO, Dane participou de outras produções de destaque na TV. Ele interpretou Jason Dean em Charmed, da WB, e ficou conhecido pelo papel de Mark Sloan em Grey’s Anatomy.