Fernanda Torres rebate críticas a 'nepo babies': 'A desigualdade não se resolve assim'
Atriz comentou a polêmica enquanto promovia 'Ainda Estou Aqui' nos Estados Unidos
Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)
Publicado em 12/01/2025, às 12h30Em entrevista ao site IndieWire neste sábado (11), Fernanda Torres expressou sua opinião sobre o discurso em torno dos chamados "nepo babies", termo usado para designar filhos de celebridades que seguem carreira artística. Primeira brasileira a vencer o Globo de Ouro, Fernanda falou sobre sua própria experiência como filha de Fernanda Montenegro e Fernando Torres, além de criticar o foco desse debate.
“É uma dessas coisas que é a briga errada. A boa briga é pela educação para todos. A desigualdade não é baseada nas chances que umnepo baby tem. Você pode matar todos os nepo babies do mundo, e não vai resolver o problema da desigualdade. Taxar grandes fortunas é uma forma de lutar contra a desigualdade; lutar por saúde para todos, educação para todos também é”, afirmou a atriz.
Fernanda ainda comentou que, apesar das facilidades aparentes, os filhos de artistas enfrentam desafios próprios. “Você não precisa matar um nepo baby assim que ele nasce. Eu odeio muito essa ideia porque ela é antiga, que as pessoas aprendem no ambiente em que vivem. A mesa de jantar da minha casa era onde meus pais ensaiavam. Não significa que sua vida está resolvida quando você é um nepo baby. Ao contrário, você precisa se inventar. Você tem outras questões”, declarou.
A atriz, que atualmente está promovendo o longa Ainda Estou Aqui, dirigido por Walter Salles, brincou sobre sua trajetória: “Agora, eu sou a nepo baby que provou que um nepo baby presta.”
Fernanda Torres venceu o Globo de Ouro de Melhor Atriz em Filme de Drama no último domingo (5) por seu papel como Eunice Paiva em Ainda Estou Aqui. O filme, ambientado no Brasil de 1971 durante a ditadura militar, acompanha a luta de uma mãe para se reinventar como ativista após o desaparecimento do marido.
Além do Globo de Ouro, a atuação de Fernanda tem sido aclamada mundialmente, e ela é uma das apostas para uma indicação ao Oscar de Melhor Atriz, cuja lista será anunciada no próximo dia 19 de janeiro. Caso receba a indicação, Fernanda repetirá o feito histórico de sua mãe, Fernanda Montenegro, indicada na mesma categoria em 1999 por Central do Brasil.
Ainda Estou Aqui segue em cartaz no Brasil e já atraiu mais de três milhões de espectadores ao cinema. O filme foi premiado com o troféu de Melhor Roteiro no Festival de Veneza 2024.