Ex-vocalista do Oasis é contra o ambiente “gourmetizado” do moderno Etihad Stadium, casa do clube desde o início do século
Publicado em 16/11/2024, às 20h21
Responsáveis pelo Oasis, os irmãos Noel e Liam Gallagher são lembrados também pela devoção ao Manchester City, um dos grandes clubes de futebol da cidade inglesa onde nasceram. Os dois assistiam aos jogos do time no estádio desde sempre — bem antes da boa fase atual —, mas Liam afirmou que não tem mais vontade de fazer isso.
Em entrevista de 2020 ao NME, o vocalista contou que o motivo é o estádio atual do City. Desde a temporada 2003/2004 do futebol inglês, o clube trocou o clássico Maine Road – chamado de “Wembley do Norte” – pelo moderno Etihad Stadium, onde, segundo o músico, o clima é bem diferente.
Liam disse, com o sarcasmo de sempre:
Não vou mais assisti-los. Não gosto muito do Etihad. Eu não curto, cara. É como ir para assistir à p*rra da ópera. Da última vez que vi o City, fui mandado ficar quieto por um babaca que estava ocupado demais olhando para seu cardápio. Eu estava pulando e ele disse: ‘você pode ficar quieto?’. Eu devia estar atrapalhando, bagunçando seu cérebro, pois ele não sabia se pedia camarões ou a p*rra do caviar.”
O artista também contou como gosta de acompanhar os jogos do Manchester City atualmente. A forma é bem mais reservada.
Eu assisto da minha bela e aquecida casa, onde posso cuspir e gritar na TV sem alguém chamado Sebastian me dizendo para ficar quieto.”
A ligação dos irmãos Gallagher com o Manchester City é bem forte e vai além da torcida. Com o sucesso do Oasis entre os anos 90 e 2000, músicas do grupo foram incorporadas como cantos de arquibancadas nos jogos do time, inicialmente no estádio de Maine Road. Até hoje, não é raro ouvir canções como “Champagne Supernova”, “Wonderwall” e “Don’t Look Back in Anger” antes, durante e depois das partidas.
Até as últimas décadas, o City não era um time tão relevante no futebol inglês — ao contrário do rival Manchester United. Muita gente relaciona a fama do clube com o estouro do Oasis, já que os músicos sempre falaram bastante de sua paixão nas entrevistas, além de estarem sempre nos jogos, por vezes até com os atletas.
Mesmo a famosa rixa entre os dois chegava perto de acabar quando o assunto é o Manchester City. Liam é do tipo que até promete reuniões do Oasis nas redes sociais caso a equipe vença torneios — algo que cumpriu em agosto de 2024, não necessariamente por questões esportivas.
Na temporada 2024/2025, o Manchester City usa camisas cujos nomes e números dos jogadores são escritos com uma fonte baseada na caligrafia de Noel Gallagher. A letra do guitarrista só não vai aparecer em jogos da Premier League, já que o campeonato tem padrões a serem seguidos para esses itens.
+++LEIA MAIS: Manchester City lança uniforme inspirado no Oasis; veja imagens
Colaborou: André Luiz Fernandes.