Ator explica decisão de abandonar comédias românticas e buscar papéis mais desafiadores
Matthew McConaughey compartilhou detalhes curiosos sobre sua decisão de abandonar Hollywood e se mudar para o Texas em busca de novos desafios na carreira. Em conversa no podcast Good Trouble, do tenista australiano Nick Kyrgios, o ator revelou que se sentia preso ao rótulo de “rei das comédias românticas” e decidiu dar um basta, mesmo que isso significasse recomeçar do zero. Conhecido por sucessos como Como Perder um Homem em 10 Dias e Armações do Amor, o ator destacou que o desejo de explorar novos papéis o levou a recusar projetos altamente lucrativos.
Quando eu era o 'cara das comédias românticas', era um caminho que pagava bem e estava funcionando. Mas, fora desse gênero, Hollywood dizia: ‘Não, não, não, McConaughey. Você deve ficar onde está'. Então, já que eu não podia fazer o que queria, parei de fazer o que estava fazendo e me mudei para o Texas.
McConaughey explicou que, ao se estabelecer com a família no estado, fez um pacto com sua esposa: "Não vou voltar a trabalhar a menos que me ofereçam os papéis que quero. E esses papéis não serão comédias românticas." Apesar de ter sido uma decisão arriscada, o ator acreditava que precisava sair de sua zona de conforto. Durante o período, ele considerou até mudar de profissão, e pensou na possibilidade de dar aulas, estudar para ser maestro ou até se tornar guia de vida selvagem.
Eu saí de Hollywood. Saí do caminho que diziam que eu deveria seguir. Achei que Hollywood iria dizer: ‘Bem, dane-se, cara. Você deveria ter ficado onde estava.’ Foi assustador, porque eu não sabia se algum dia sairia desse ‘deserto’.
A pausa foi um divisor de águas em sua carreira. McConaughey revelou em sua autobiografia de 2020 que, durante esse tempo, recusou uma oferta de US$ 14,5 milhões para estrelar uma comédia romântica. "Isso foi visto como o movimento mais rebelde de Hollywood por mim, porque enviou um sinal claro: ‘Ele não está blefando’" — comentou. — “E quando alguém não está blefando, isso tem algo de atraente. Acho que foi isso que fez Hollywood me ver como uma ideia nova.”
A mudança deu resultado: McConaughey protagonizou produções de sucesso como Clube de Compras Dallas (2013), que lhe rendeu o Oscar de Melhor Ator.
Hoje, o ator reflete sobre sua decisão com orgulho: "Era isso que eu precisava fazer, mesmo sem saber se conseguiria sair do deserto."