LUTO

Sam Moore: Bruce Springsteen, Jon Bon Jovi e outros prestam homenagem à lenda do soul

Nile Rodgers, o espólio de Isaac Hayes e o Rock and Roll Hall of Fame também relembram o cantor de Sam and Dave

Aline Carlin Cordaro (@linecarlin)

Publicado em 12/01/2025, às 17h00
C Brandon/Redferns
C Brandon/Redferns

Após a morte de Sam Moore, muitos artistas inspirados pelo cantor da dupla Sam & Dave usaram as redes sociais para homenagear a lenda do soul.

Descanse em paz, Sam Moore. Um dos últimos dos grandes homens do soul”, escreveu Steven Van Zandt. “Ele e Dave Prater foram a inspiração para mim e Johnny começarmos o Southside Johnny and the Asbury Jukes. Um homem importante, justo e maravilhoso.”

“Sam Moore, o Soulman, um dos pioneiros e melhores cantores de todos os tempos, nos deixou...”, escreveu Jon Bon Jovi no Instagram, ao lado de uma foto dos dois juntos no palco.

“Não estou triste, mas me sinto incrivelmente sortudo por ter tido a oportunidade de estar em sua presença. Ter a chance de me apresentar e até gravar com Sam foi humilhante e uma honra”, acrescentou Bon Jovi, destacando que seu primeiro encontro com Dorotha foi em um show de Sam and Dave em Nova Jersey.

Chuck D, do Public Enemy, escreveu: “Não sei se vocês lendo isso sabem como Sam Moore (Sam and Dave) faz parte da trilha sonora da minha vida. Descanse em ritmo, Sr. Sam.”

“Descanse em paz para um grande homem do soul e um grande amigo, Sam Moore!”, escreveu Nile Rodgers. “Minhas condolências para sua família e amigos, que são muitos.”

Moore morreu na manhã de sexta-feira em sua casa em Coral Gables, Flórida, aos 89 anos. Sua esposa e empresária, Joyce Moore, confirmou a morte do cantor à Rolling Stone. Joyce disse que Moore havia passado por uma cirurgia não especificada no início da semana. O representante do cantor, Jeremy Westby, afirmou que a causa da morte foram complicações na recuperação da cirurgia.

Como metade da principal dupla vocal da Stax Records, Moore e Dave Prater ajudaram a elevar o status da gravadora como uma das maiores no cenário da música soul com singles como “Soul Man” e “Hold On! I’m Comin,’” ambos escritos por Isaac Hayes.

Além disso, Bruce Springsteen também prestou homenagem ao Rei do Soul, destacando a influência musical e a amizade que compartilhava com Sam Moore.

“Na E Street, estamos com o coração partido ao saber da morte de Sam Moore, uma das maiores vozes do soul da América”, escreveu Springsteen nas redes sociais no sábado. “Simplesmente não há outro som como o tenor cheio de alma de Sam na música americana.”

Moore, que certa vez chamou Springsteen de “um dos meus melhores amigos”, apresentou-se com ele tanto no palco quanto no estúdio de gravação. Moore contribuiu com vocais de apoio em três faixas do álbum Human Touch, enquanto Springsteen retribuiu a colaboração ao participar da música de Moore, “Better to Have and Not Need.”

O espólio de Hayes expressou “nossas mais sinceras condolências à família de Sam Moore, de Sam & Dave”, escreveram nas redes sociais no sábado. “A voz de Sam era uma força da natureza poderosa e inesquecível. Ele deu vida a músicas de Isaac como ‘Hold On, I’m Comin’, ‘Soul Man’ e muitas outras.”

Sam and Dave foram introduzidos no Rock and Roll Hall of Fame em 1992 por Billy Joel. “Sam Moore ajudou a trazer os sons da igreja gospel negra para a música pop”, escreveu o Rock Hall na sexta-feira.

“Uma das bases da Stax Records, Sam & Dave são a dupla de soul mais bem-sucedida da história, e sua assinatura de entrega em estilo de chamada e resposta resultou em clássicos como ‘Soul Man,’ ‘Hold On, I’m Comin,’ ‘I Thank You’ e mais. Após Sam & Dave, Moore adicionou seu inconfundível vocal tenor a gravações de artistas como Don Henley, Lou Reed e Bruce Springsteen.”


Essa matéria é uma tradução da Rolling Stone americana, escrita por Daniel Kreps e publicada em 11 de janeiro de 2025. Leia a versão original aqui.