A tentativa falha de criar um prêmio 'campeão dos campeões'
Há 50 anos, a cerimônia do Emmyde 1974 introduziu o Super Emmy, que é uma categoria especial que colocava vencedores das categorias competindo entre si por um troféu extra. A ideia era simples: os vencedores das categorias ''lutavam'' contra seus equivalentes de gênero em uma categoria adicional.
+++ LEIA MAIS: Onde assistir às séries indicadas ao Emmy 2024 - Rolling Stone Brasil
Essa tentativa de criar um "campeão dos campeões" não foi bem recebida pela crítica e pelos próprios vencedores, e foi rapidamente descartada no ano seguinte por ser considerada injusta.
Naquele ano, Alan Alda, vencedor de Melhor Ator de Comédia, teve que competir com Telly Savalas, que já havia sido premiado como Melhor Ator de Drama.
Já na categoria de atrizes, Mary Tyler Moore (por The Mary Tyler Moore Show), competiu com a vencedora de Melhor Atriz em Série Dramática, Michael Learned (por Os Waltons), e assim por diante.
Muitos membros da Academia de Artes e Ciências Televisivas, assim como a imprensa, criticaram o Super Emmy. John Leverence, ex-chefe de prêmios da Academia de Televisão, disse que a categoria desvalorizava os prêmios principais. Para ele, o Emmy já reconhecia as conquistas em cada gênero, e um prêmio adicional "atrapalhava" a importância dessas vitórias.
Em uma entrevista à Variety, John disse:
Em primeiro lugar, é um princípio fundamental do Emmy que cada prêmio reconhece uma conquista específica. Então, se você é o ator principal em uma série dramática, não haverá um prêmio adicional para isso.”
Depois das criticas, o Super Emmy foi descartado. No entanto, 50 anos depois, a televisão mudou significativamente. A distinção entre comédia e drama ficou menos clara. Produções como The Bear e Successioncombinam elementos dos dois gêneros, por exemplo, o que faz com que a separação tradicional entre categorias do Emmy se torne menos relevante.
Antes, a divisão era rígida, mas hoje muitos programas transitam entre os estilos, o que faz com que a ideia de um prêmio único entre gêneros, como o Super Emmy, pareça mais viável do que na década de 1970.
O Emmy de 2024 será transmitido no próximo domingo (15) com as melhores produções exibidas entre junho de 2023 e maio de 2024. Apesar da curiosidade sobre o Super Emmy, a premiação segue com as categorias tradicionais e será exibida no Brasil pela TNT e Max, a partir das 20h15.