Apesar de ser o principal, Google não foi o primeiro mecanismo de buscas online e diversos outros sites - inclusive brasileiros - surgiram antes dele
Difícil imaginar fazer uma pesquisa no Século XXI sem utilizar o Google. O site é o principal mecanismo de buscas online e, além de ser prático e rápido, também apresenta diversas ferramentas e extensões. No entanto, nem sempre foi assim. Você já se perguntou como se conseguia uma informação na internet antes do surgimento do Google?
Apesar da popularidade, o Google não foi o primeiro site de buscas a ser inventado. No início dos anos 1990, os primeiros programas para pesquisa começaram a surgir, como Archie, criado pelo canadense Alan Emtage. Com poucos recursos, a ferramente localizava arquivos em sites públicos.
Em 1993, novos sites surgiram, como Wandex, que rastreava páginas utilizando os links delas para apresentar os resultados de busca. No mesmo ano, o Excite entrou no ar. Era uma versão mais "rústica" do que conhecemos hoje, pois bastava o usuário digitar um termo, para ele apresentar as páginas que continham essa palavra.
No ano seguinte, diversos sites que preparariam caminho para o Google foram desenvolvidos, como AltaVista, WebCrawler, Lycos, Infoseek e, claro, Yahoo!. Ao notar como ainda era muito difícil pesquisar informações online, os norte-americanos Jerry Yang e David Filo criaram o que seria uma grande empresa de tecnologia, o Yahoo!. A dupla também aproveitou a oportunidade para dar espaço a anunciantes e gerar uma renda através das pesquisas.
No entanto, Brasil não ficou de fora na corrida pela criação do melhor serviço de buscas e, em 1995, Gustavo Viberti e Fábio de Oliveira criaram o Cadê?, site muito semelhante ao Yahoo!, principalmente pela divisão em categorias e por permitir propagandas, tanto que, posteriormente, foi comprado pela marca.
Foi somente em 1998 que o Google surgiu. Criado por Larry Page e Sergey Brin, estudantes da Universidade de Stanford, o site priorizava a relevância com base na quantidade de vezes que a página era listada em outros sites. 23 anos depois muito mudou, mas a premissa permaneceu a mesma.
+++ LEIA MAIS: De Big Brother Brasil ao Gambito da Rainha: As séries mais buscadas no Google em 2020
Uma das maiores empresas do mundo, o Google é o principal mecanismo de busca online atualmente e, apesar de outros sites competirem com ele, ainda será difícil desbancá-lo, principalmente com a quantidade de extensões e ferramentas que o site oferece utilizando a inteligência artificial.
As informações são do Canaltech.
Ver essa foto no Instagram