Produções da Fase 4 da Marvel dividiram opiniões do público e crítica; CEO dos estúdios da empresa parece estar atento a isso
Publicado em 15/02/2023, às 19h00
A ambiciosa Fase 4 do Universo Cinematográfico Marvel (MCU, da sigla em inglês) dividiu opiniões. Além dos filmes, foram produzidas séries de TV com a proposta de apresentar um novo contexto, mas nem sempre o resultado agradou.
Por essa e outras razões, pode haver uma mudança de planejamento especialmente no que diz respeito aos seriados. Em entrevista ao Entertainment Weekly pouco antes da pré-estreia de Homem-Formiga e a Vespa: Quantumania, filme que dará início à Fase 5 do MCU, o CEO da Marvel Studios, Kevin Feige, indicou algumas alterações a serem aplicadas nos programas de TV.
+++LEIA MAIS: Marvel: A importância do Quarteto Fantásico no MCU, nas palavras de Kevin Feige
Segundo o executivo, a ideia é simplificar um pouco as coisas. Todas as séries até aqui foram pensadas de modo a amarrar bastante todos os episódios, especialmente com cliffhangers — recurso que consiste em deixar a solução para algo apresentado na trama somente para o episódio seguinte, provocando curiosidade no público. Em oposição a isso, as próximas iniciativas podem ser um pouco mais independentes.
Queremos fazer programas que sejam apenas programas. Quero continuar a torná-los ainda mais ‘episódicos’, o que pode parecer contraintuitivo, mas acho que há algo divertido em relaxar no sofá e assistir a um episódio que pode ser relativamente independente.”
+++LEIA MAIS: Homem-Aranha 4: Kevin Feige confirma filme com Tom Holland na Marvel
Ainda de acordo com Kevin Feige, os projetos da Marvel na plataforma de streaming Disney+ — como as séries Falcão e o Soldado Invernal, Loki, Gavião Arqueiro, Cavaleiro da Lua, Ms. Marvel e Mulher-Hulk — adotaram uma abordagem bem serializada para contar histórias. Isso comprometeu a possibilidade de entregar histórias mais independentes.
“Agora, você está começando a ver a diversão de uma história independente e episódica semana a semana. Vamos experimentar isso em algumas de nossas próximas coisas. Os cliffhangers são ótimos, mas gosto de assistir a um programa em que você só vê e depois vai para a cama. Você certamente deseja manter as pessoas envolvidas, porém, sou um grande fã de Star Trek e ainda acho reconfortante assistir a um episódio de The Next Generation com começo e fim. Vamos continuar experimentando isso daqui para frente.”
+++LEIA MAIS: Homem-Formiga 3 é filme mais importante da Marvel desde Ultimato, diz Kevin Feige
Algumas das próximas séries do MCU incluem Invasão Secreta, Coração de Ferro, Eco, Demolidor, Agatha: Coven of Chaos e Wonder Man. Outra ideia de Kevin Feige é justamente reduzir a quantidade de produções para os anos seguintes.
“É uma questão de equilíbrio. Acho que quando estamos fazendo cerca de oito projetos por ano — e, novamente, eu digo que isso vai mudar um pouco —, todos eles têm que ser diferentes. Todos eles têm que se destacar e ficar sozinhos e ser diferentes uns dos outros", afirmou o empresário.
+++LEIA MAIS: Joe Locke, de Heartstopper, é escalado para spin-off de WandaVision
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.