EXPLICAÇÃO

Afinal, Beverly Marsh é filha de Lily Bainbridge? Entenda a cena final de ‘It: Bem-Vindos a Derry’

Showrunner Jason Fuchs detalha a cena do asilo Juniper Hill e explica como o encontro inédito entre a jovem Bev e a Sra. Kersh torna o trauma de ‘IT: Capítulo Dois’ ainda mais cruel

Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)

Afinal, Beverly Marsh é filha de Lily Bainbridge? Entenda a cena final de 'It: Bem-Vindos a Derry'
Afinal, Beverly Marsh é filha de Lily Bainbridge? Entenda a cena final de 'It: Bem-Vindos a Derry' - Crédito: Reprodução

O final da primeira temporada de IT: Welcome to Derry,  provou que a série prequela está muito mais ligada aos filmes de Andy Muschietti, do que imaginávamos. Além de revelar conexões diretas com o “Clube dos Perdedores”, o episódio encerrou de vez as especulações sobre a linhagem de Beverly Marsh.

Um dos momentos mais cruciais do episódio envolve Pennywise (Bill Skarsgård) e Marge Truman (Matilda Lawler). Ao arrastar Marge para longe de seus amigos, a entidade revela que vivência o tempo de forma não-linear — enxergando passado, presente e futuro simultaneamente. Pennywise expõe que Marge Truman é, na verdade, a futura Margaret Tozier, mãe de Richie Tozier (interpretado por Finn Wolfhard nos filmes). O plano do monstro é macabro: se ele matar Marge nos anos 60, impedirá o nascimento de Richie, evitando assim sua própria derrota nas mãos do garoto e seus amigos no futuro.

Mas a conexão com os Losers não parou por aí. A cena final dá um salto temporal para 1988, um ano antes dos eventos do primeiro filme. Vemos a Sra. Kersh (novamente interpretada por Joan Gregson, em seu último papel antes de falecer em junho de 2025) como uma paciente no asilo Juniper Hill. Ela testemunha o suicídio de outra paciente: Elfrida Marsh.

Neste momento, vemos a jovem Beverly Marsh (com a participação especial de Sophia Lillis) acompanhada de seu pai abusivo. A Sra. Kersh oferece um consolo assustador à garota: “Você sabe o que dizem sobre Derry? Ninguém que morre aqui morre de verdade”. É a mesma frase que a versão monstruosa da Sra. Kersh diz para a Beverly adulta (Jessica Chastain) em IT: Capítulo Dois.

Fim da Teoria: Lily não é mãe de Beverly

Essa sequência final serve como um banho de água fria na popular teoria de que a personagem Lilly Bainbridge seria a mãe de Beverly. O texto da série confirma o cânone do livro: a mãe de Beverly é, de fato, Elfrida Marsh.

Apesar das semelhanças temáticas entre Lilly e Beverly — perda dos pais, traumas — não há conexão biológica. Além da confirmação do nome Elfrida, a série destaca visualmente a diferença: Lilly tem cabelos escuros, enquanto a mãe mostrada na cena final possui o cabelo “fogo de inverno” (ruivo), traço marcante de Bev. Portanto, Will Hanlon é confirmado como pai de Mike, Marge Truman como mãe de Richie, mas Lilly Bainbridge não tem parentesco com os Marsh.

O novo contexto para ‘IT: Capítulo Dois’

Em entrevista ao Decider, o co-showrunner Jason Fuchs explicou o peso dessa cena final. Segundo ele, o objetivo era recontextualizar o encontro entre a Beverly adulta e a “Sra. Kersh” no segundo filme.

“O aspecto mais interessante dessa cena é que ela muda o contexto de IT: Capítulo Dois, disse Fuchs. Quando a Coisa assume a forma da velhinha no apartamento, não é apenas para usar a antiga moradora como disfarce. A revelação da série sugere que Pennywise escolheu aquela forma especificamente para atacar uma memória traumática: Beverly conheceu a verdadeira Sra. Kersh no dia exato em que sua mãe cometeu suicídio.

“Isso sugere que a Coisa está se aproveitando de uma das memórias mais sombrias e dolorosas dela”, concluiu Fuchs. Dessa forma, a entidade não está apenas assustando, mas “cutucando” o pior dia da vida de Beverly.

LEIA TAMBÉM: ‘It: Bem-Vindos a Derry’ expande universo de King com maestria, mas falha ao diluir assuntos reais

Jornalista em formação pela Universidade Cruzeiro do Sul, em São Paulo, Giulia Cardoso começou em 2020 como voluntária em portais de cinema. Já foi estagiária na Perifacon e agora trabalha no núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: it a coisa, It: Bem-Vindos à Derry, Stephen King