Após vitória no Oscar, Walter Salles trabalha em série sobre Sócrates
A história de vida e a carreira de um dos maiores ídolos do futebol brasileiro ganha um novo olhar em produção documental comandada pelo cineasta
Giulia Cardoso (@agiuliacardoso)
Publicado em 07/03/2025, às 16h15
Após a vitória história de Ainda Estou Aqui no Oscar 2025, o diretor Walter Salles já está trabalhando em um novo projeto. Segundo informações do Globo Esporte, o cineasta está envolvido na produção de uma série documental sobre a vida e a carreira de Sócrates, ídolo do futebol brasileiro, para o Globoplay.
Intitulado de Sócrates Brasileiro, a novidade irá contar com quatro episódios, que irão abordar a história do atleta nascido em Belém (PA), mas que passou boa parte da vida em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, onde eventualmente se formaria como médico, pela Universidade de São Paulo (USP), e iniciaria a sua carreira como jogador no Botafogo-SP.
Trazendo um retrato aprofundado da vida e do legado de Sócrates, o documentário prometo revisita momentos icônicos de sua trajetória, como a luta pela redemocratização do país em meio à Ditatura Militar, entre 1964 e 1985, até a sua morte, em 4 de dezembro de 2011, aos 57 anos.
Para a família do jogador de futebol, após a vitória de Walter Salles na 97ª edição do Oscar, o olhar do cineasta sobre a história de Sócrates irá enquecer o projeto: "Acompanhamos o Oscar, e que privilégio a gente conviver com o Walter Salles para deixar o legado do Sócrates ainda mais forte. Acho que vai conseguir colocar no nível que o Sócrates merece, marcado para a posteridade", celebrou Raimar, irmão do doutor.
Especial de cinema da Rolling Stone Brasil
O cinema é tema do novo especial impresso da Rolling Stone Brasil. Em uma revista dedicada aos amantes da sétima arte, entrevistamos Francis Ford Coppola, que chega aos 85 anos em meio ao lançamento de seu novo filme, Megalópolis, empreitada ousada e milionária financiada por ele próprio.
Inabalável diante das reações controversas à novidade, que demorou cerca de 40 anos para sair do papel, o cineasta defende a ousadia de ser criativo da indústria do cinema e abre, em bom português, a influência do Brasil em seu novo filme: “Alegria”.
O especial ainda traz conversas com Walter Salles, Fernanda Torres e Selton Mello sobre Ainda Estou Aqui, um bate-papo sobre trilhas sonoras com o maestro João Carlos Martins, uma lista exclusiva com os 100 melhores filmes da história (50 nacionais, 50 internacionais), outra lista com as 101 maiores trilhas da história do cinema, um esquenta para o Oscar 2025 e o radar de lançamentos de Globoplay, Globo Filmes, O2 Play e O2 Filmes para os próximos meses.
O especial de cinema da Rolling Stone Brasil já está nas bancas de jornal, mas também pode ser comprado na loja da editora Perfil por R$ 29,90. Confira:
Ver essa foto no Instagram
FONTE: Globo Esporte
LEIA TAMBÉM: Walter Salles prepara discurso, mas perde o papel na hora da premiação; veja o texto
Para qual lançamento de 2025 você está mais ansioso? Vote em seu filme favorito!