Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Artista brasileira acusa Netflix por plágio na série '1899'

Mary Cagnin, responsável pelos quadrinhos Black Silence, apontou diversas semelhanças com 1899, série da Netflix

Redação Publicado em 21/11/2022, às 09h19

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
1899 e Black Silence (Foto: Reprodução / Twitter)
1899 e Black Silence (Foto: Reprodução / Twitter)

1899, série da Netflix, sofreu acusações de plágio pela artista brasileira Mary Cagnin. Conforme apontou em publicações no Twitter, produção da gigante do streaming carrega diversos elementos semelhantes a Black Silence, quadrinhos publicados em 2016.

Baran Bo Odar e Jantje Friese - responsáveis pelo sucesso de audiência Dark (2017), também da Netflix - estão por trás da nova série. Segundo Mary, há semelhanças estéticas em vários episódios, e as produções só diferem quanto ao local escolhido. Enquanto a HQ acontece no espaço, 1899 se passa em um navio do século XIX.

+++ LEIA MAIS: Racionais MC’s - Das Ruas de São Paulo pro Mundo: documentário chega ao Top 1 da Netflix um dia após a estreia

"As escritas em códigos. As vozes chamando por eles. Detalhes sutis da trama, como dramas pessoais dos personagens, incluindo as mortes misteriosas," argumentou a cartunista, além de exibir fotos que comprovariam o suposto plágio. Veja:

Cagnin ainda explicou como seria possível que os produtores tenham entrado em contato com sua obra. Em 2017, ela participou da Feira do Livro de Gotemburgo, na Suécia, e distribuiu os quadrinhos Black Silence - inclusive com cópias digitais traduzidas para o inglês: "Não é difícil de imaginar o meu trabalho chegando neles."

+++ LEIA MAIS: Príncipe Philip considerou processar a Netflix por The Crown

Já chorei horrores. Meu sonho sempre foi ser reconhecida pelo meu trabalho nacional e internacionalmente. E ver uma coisa dessas acontecendo realmente parte meu coração.

Os visuais aparentam possuir forte inspiração no trabalho da artista. Apesar disso, ela alerta que, por conta da grande duração da série em comparação ao quadrinho, as referências estão diluídas - dificultando eventual processo. Mary pediu ajuda para coletar as "inspirações" e afirmou que deve seguir com os procedimentos possíveis.

Black Silence está disponível no site da cartunista. Confira aqui.