Diretor e produtor executivo do seriado sabe que o tempo é um inimigo do elenco, mas revelou os segredos para “amenizar o problema”
Publicado em 04/09/2024, às 13h02
Na ficção, as quatro primeiras temporadas de Stranger Things se passam em um intervalo de pouco mais de dois anos. Na prática, passaram-se seis anos. E há um problema nisso: o jovem elenco, pois as principais estrelas da série ainda eram crianças na época da estreia na Netflix, em 2016, e atualmente são praticamente adultos — Millie Bobby Brown, a Eleven, até se casou recentemente.
Ciente dessa questão, a equipe de produção de Stranger Things tem uma carta na manga para “amenizar” o envelhecimento do jovem elenco. O segredo foi revelado pelo diretor e produtor executivo do show, Shawn Levy, em entrevista de outubro de 2023 à Variety.
Na época, a indústria do cinema e TV convivia com a greve de atores e roteiristas. Por conta disso, Levy foi questionado se haveria alguma chance de a quinta e última temporada de Stranger Things ser reescrita em decorrência do envelhecimento de suas jovens estrelas. Em sua resposta, revelou o “truque”: trabalho de cabelo, maquiagem e figurino.
+++LEIA MAIS: O que criadores de Stranger Things farão após fim da série de sucesso?
Vimos o elenco do nosso show crescer pela visão do público e entre seus 12 e 22 anos, qualquer ser humano muda profundamente. Essa passagem de tempo é algo que, definitivamente, não ajuda. Dito isso, nossa equipe de cabelo, maquiagem e figurino é excepcional com suas roupas, perucas e maquiagens. Os anos 1980 também nos ajudam a transformar esses jovens adultos nos icônicos personagens de Hawkins. Então, vamos usar todas as ferramentas disponíveis para nós.”
Ver essa foto no Instagram
Por terem se tornado estrelas cedo, os atores de Stranger Things têm noção de que estão crescendo aos olhos do público. Em entrevista à People em 2019, Finn Wolfhard (Mike Wheeler), Noah Schnapp (Will Byers), Caleb McLaughlin (Lucas Sinclair) e Sadie Sink (Max Mayfield) refletiram sobre o assunto e afirmaram que ainda fazem o possível para levar uma vida normal como qualquer adolescente ou jovem adulto.
Finn Wolfhard: Ainda vamos pra casa e crescemos ao lado de nossa família, amigos e coisas do tipo. Tentamos fazer o possível para sermos normais quando não estamos no set.
Noah Schnapp: Ainda vamos pra escola e coisas do tipo. É importante ter o balanço entre a vida de uma criança comum com, obviamente, fazer isso, já que nós a amamos.
+++LEIA MAIS: Netflix divulga bastidores e anuncia novos nomes no elenco de Stranger Things 5
Caleb McLaughlin: Nesse negócio, precisamos amadurecer mais rápido que um adolescente comum.
Sadie Sink: Sabemos que algumas pessoas querem esse tipo de atenção. Pode subir à cabeça rápido, mas realmente não subiu à nossa.”
Ainda não há data de estreia prevista para a quinta temporada de Stranger Things. Sabe-se apenas que o arco de encerramento da série se dará em 2025.
Colaborou: Augusto Ikeda.
Igor Miranda é jornalista formado pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e pós-graduado em Jornalismo Digital. Desde 2007 escreve sobre música, com foco em rock e heavy metal. Colaborador da Rolling Stone Brasil desde 2022, mantém o site próprio IgorMiranda.com.br. Também trabalhou para veículos como Whiplash.Net, portal Cifras, site/canal Ei Nerd e revista Guitarload, entre outros. Instagram, X/Twitter, Facebook, Threads, Bluesky, YouTube: @igormirandasite.