AUTORA TRANSFÓBICA

Ator de série de Harry Potter será demitido por ser pró-trans? J.K. Rowling responde

Recentemente, Paapa Essiedu, que irá interpretar Severo Snape, assinou uma carta contra a Suprema Corte do Reino Unido por decisão contra pessoas trans

Henrique Nascimento (@hc_nascimento)

Paapa Essiedu, o Severo Snape na série de Harry Potter, será demitido por ser pró-trans? J.K. Rowling responde
Paapa Essiedu, o Severo Snape na série de Harry Potter, será demitido por ser pró-trans? J.K. Rowling responde - Dave Benett/Getty Images for Harper's Bazaar UK

Escalado para ser Severo Snape na nova adaptação de Harry PotterPaapa Essiedu (I May Destroy You) assinou, recentemente, uma carta contra a decisão da Suprema Corte do Reino Unido, que definia legalmente o conceito de ser mulher ou homem com base no sexo biológico, algo celebrado por J.K. Rowling, autora da série de livros e abertamente transfóbica.

A atitude de Essiedu levou os fãs a considerarem uma possível demissão da série de Harry Potter, que está sendo produzida pela HBO e deve estrear em 2027, mas a própria J.K. Rowling esclareceu que isso não deve acontecer:

“Não tenho o poder de demitir um ator da série e não o exerceria se o tivesse. Não acredito em tirar empregos ou meios de subsistência das pessoas porque elas têm crenças legalmente protegidas que diferem das minhas”, afirmou a escritora em suas redes sociais.

O que já sabemos sobre a série de Harry Potter?

Segundo Casey Bloys, chefe de conteúdo da HBO, a ideia para a série de Harry Potter é aproveitar a oportunidade de expansão do formato para adaptar fielmente os sete livros lançados por J.K. Rowling entre 1997 e 2007.

Para isso, a Warner Bros. Discovery está se comprometendo com um plano de dez anos, que pretende apresentar às novas gerações a história do menino Harry Potter que, aos 11 anos de idade, descobre ser um bruxo e entra em um mundo encantado ao se tornar um dos alunos da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts.

Porém, logo em seu primeiro ano no colégio, o garoto — que misteriosamente derrotou um dos maiores bruxos das trevas quando ainda era apenas um bebê — descobre que o seu novo universo pode ser muito perigoso, com forças do mal agindo na surdina para conquistar não só o mundo dos bruxos, mas o dos humanos também.

Francesca Gardiner, de Succession (2018-2023) e His Dark Materials (2019-202), irá atuar como roteirista e showrunner da novidade, enquanto Mark Mylod, que também trabalhou em Succession, irá dirigir múltiplos episódios de Harry Potter, além de produzir a série.

J.K. Rowling está envolvida?

Com a intenção de manter a fidelidade na adaptação, a série de Harry Potter contará com J.K. Rowling como produtora executiva, apesar das polêmicas em que a escritora se envolveu nos últimos anos, como a sua forte campanha contra pessoas transgêneros.

Rowling chegou a dizer que ficaria feliz em ser presa por transfobia: “Aceitaria feliz cumprir dois anos se a alternativa fosse [aceitar] o discurso e a negação forçados da realidade e da importância do sexo”, escreveu no X, ex-Twitter. “Vá à justiça, eu incentivo. Será mais divertido do que qualquer tapete vermelho em que estive”.

Ao anunciar a série, Casey Bloys ignorou as acusações contra Rowling: “Essa é uma conversa muito online, com muitas nuances e complicações, e não é algo que vamos abordar”, declarou. “Nossa prioridade é o que está na tela. Obviamente, a história de ‘Harry Potter’ é incrivelmente afirmativa e positiva, sobre amor e auto-aceitação. Essa é a nossa prioridade: o que está na tela”.

Quem mais está no elenco da série de Harry Potter?

Além de Paapa Essiedu (I May Destroy You), o elenco da série de Harry Potter ainda conta com John Lithgow (Conclave) como Alvo Dumbledore, diretor da Escola de Magia e Bruxaria de Hogwarts; Janet McTeer (Kaos) como Minerva McGonagall, professora de Transfiguração e braço direito de Dumbledore; Nick Frost (Todo Mundo Quase Morto) como Rúbeo Hagrid, guardião das chaves de Hogwarts; Luke Thallon (A Favorita) como Quirino Quirrell, professor de Defesa Contra as Artes das Trevas; e Paul Whitehouse (Alice Através do Espelho) como Argo Filch, zelador de Hogwarts. 

Quando estreia a série de Harry Potter?

David Zaslav, presidente da Warner Bros. Discovery, revelou que já tem uma previsão de estreia para série: “Nós estamos ansiosos para compartilhar uma década de novas histórias com fãs de todo o mundo no Max. A nossa intenção é lançar em 2026, declarou.

“Nós não temos vergonha de estarmos muito empolgados com essa série. O último filme saiu há mais de doze anos. Eu estava em Londres há algumas semanas e passei um tempo conversando com J.K. [Rowling] e seu time. Ambos os lados estão empolgados de retormarmos essa franquia. Nossas conversas foram ótimas, e eu não poderia estar mais empolgado para o que virá”, ainda disse.

LEIA TAMBÉM: Emma Watson se obrigou a “lembrar de atuar” após performance “incrível” de Rupert Grint em Harry Potter; entenda

Qual foi o melhor filme de 2025 até agora? Vote no seu favorito!

Ver resultados

Loading ... Loading ...

Formado em Jornalismo pela Universidade São Judas, em São Paulo, Henrique Nascimento começou como estagiário na Veja São Paulo e passou por veículos como SBT, Exitoína, Yahoo! Brasil e UOL antes de se tornar coordenador do núcleo de cinema da Editora Perfil, que inclui CineBuzz, Rolling Stone Brasil e Contigo.
TAGS: Harry Potter, J.K. Rowling, Paapa Essiedu