Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Avril Lavigne no Brasil: Relembre o cômico Meet and Greet de 2014

Em plena Avril Lavigne Tour, fotos da cantora a uma distância curiosa de seus fãs viralizaram na internet e geraram diversos memes

Pamela Malva Publicado em 07/09/2022, às 15h00

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Avril Lavigne com fã em 2014 (Foto: Reprodução)
Avril Lavigne com fã em 2014 (Foto: Reprodução)

Avril Lavigne retorna ao Brasil nesta semana para realizar apresentações em São Paulo (07 de setembro) e no Rio de Janeiro (09 de setembro). É a primeira vez que a cantora se apresenta no país em 8 anos, depois de uma das maiores polêmicas de suas estadias em terras tropicais.

O ano era 2014. Avril estava na faixa de seus 30 anos e havia acabado de lançar seu quinto disco de estúdio, que levava o próprio nome da cantora. Logo em janeiro, então, ela iniciou uma nova turnê para divulgar o álbum.

As primeiras datas da The Avril Lavigne Tour foram marcadas na Ásia e, poucos meses depois, entre abril e maio, a cantora canadense chegava ao Brasil. No total, foram cinco datas divididas entre São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Brasília.

Muito além dos ingressos comuns em apresentações, no entanto, os cinco shows que Avril realizaria por aqui ainda contariam com um Meet and Greet especial. Dessa forma, diante da possibilidade de encontrar a cantora pessoalmente, os fãs de Avril esgotaram todas as entradas — apesar do encontro exclusivo custar R$ 800, sem incluir o preço dos ingressos.

Foi assim que, no dia 29 de abril de 2014, dezenas de fãs da cantora foram até o Citibank Hall, em São Paulo, prontos para assistir o primeiro show da turnê e, em seguida, tirar fotos com Avril Lavigne. O desfecho da história, no entanto, não foi nem um pouco como o esperado.

Internet borbulhando

Logo depois que as primeiras datas dos shows de Avril aconteceram no Brasil, as imagens dos Meet and Greets com os fãs começaram a ser publicadas na internet. E existia uma característica bastante cômica em comum entre todas as fotos: em cada um dos encontros, a cantora parecia estar cada vez mais distante dos admiradores, sem tocar em qualquer um.

Começou, então, uma das piadas mais duradouras da época, com montagens sendo criadas a cada segundo para ironizar a bizarra relação da canadense com seus fãs no dia do show. Em pouco tempo, memes foram criados e uma página no Tumblr começou a reunir as melhores sátiras das fotos tiradas no Meet and Greet.

Com boatos de que as imagens teriam saído daquela maneira porque a própria Avril não queria que seus fãs tocassem nela, não demorou até que a história viralizasse. Fotos dos brasileiros ao lado da canadense foram parar até mesmo na mídia internacional.

Pontos de vista

Logo que as imagens começaram a rodar por toda a internet, não faltaram histórias para tentar justificar o que teria acontecido nos fatídicos Meet and Greets da The Avril Lavigne Tour no Brasil. A versão que mais chamava atenção, nesse sentido, era a de que Avril se recusava a entrar em contato com os fãs, exigindo o distanciamento.

Segundo uma reportagem publicada pelo O Globo no mesmo ano, entretanto, muitos outros admiradores da cantora chegaram a afirmar que o desconforto visível nas imagens dos encontros teriam sido por culpa dos seguranças do evento. De acordo com algumas pessoas, os funcionários da própria T4F, responsável pelo show, não permitiam contatos físicos.

“Por parte dos seguranças, não podíamos abraçá-la, mas perguntamos diretamente e ela disse que não havia problema. Encostei nela, tive tempo de falar ‘I love you’. Ela foi muito simpática, mas estava muito tímida por conta dos seguranças. Os seguranças chegaram a bater na mão de quem queria abraçá-la”, comentou uma fã, à época, ao Globo.

Em junho de 2014, um mês após o polêmico Meet and Greet, então, a própria Avril Lavigne comentou a situação, em entrevista à rádio canadense Kiss FM. Deixando claro que não tem qualquer problema com encostar em seus fãs, a cantora pontuou que, em alguns encontros, como aconteceu no Brasil, regras rígidas são impostas por falta de segurança.

“Os encontros são muito rápidos. Em alguns países nós tivemos problemas de segurança e, por causa disso, fomos obrigados a reforçá-la. Mas, às vezes, quando há muita gente, algumas estragam tudo para as outras. Se houve alguma coisa antes, no Meet & Greet, ou alguém tentando entrar no hotel, coisas assim, eles têm que tomar precauções extras”, explicou Avril.

Acontece que, anos mais tarde, apesar da justificativa da cantora, as fotos daquele fatídico Meet and Greet de 2014 continuam sendo uma das maiores piadas relacionadas à passagem da cantora pelo Brasil. A polêmica só não é maior que a teoria de que a cantora teria sido substituída por uma sósia anos atrás — história que, inclusive, foi criada por um brasileiro.