No final do episódio 'Plan and Execution,' Lalo surpreende o público - assim como Kim e Jimmy - com uma reviravolta chocante
[Atenção: o texto possui spoilers da 6ª temporada de Better Call Saul]
Enfim, a primeira parte da sexta e última temporada de Better Call Saul (2015) chegou ao fim nesta terça, 24, com o episódio "Plan and Execution," dirigido por Thomas Schnauz. No final do capítulo, Lalo Salamanca (Tony Dalton), invade a casa de Jimmy/Saul (Bob Odenkirk) e Kim (Rhea Seehorn) e mata Howard (Patrick Fabian).
+++LEIA MAIS: Better Call Saul terá final 'devastador' para Kim Wexler, diz Rhea Seehorn
Na última temporada do spin-off de Breaking Bad (2008) criado por Vince Gilligan e Peter Gould, dois conflitos principais movem a trama: o plano de Saul e Kim para prejudicar Howard, e o conflito (quase uma guerra) entre Lalo, quem se fingiu de morto, e Gus Fring, interpretado por Giancarlo Esposito.
Sem conseguir achar provas para acusar Gus Fring, quem constrói um super laboratório de metanfetamina embaixo de uma lavanderia, para o cartel, Lalo Salamanca informa o tio Hector (Mark Margolis) como seguirá o "Plano A." Esse momento leva ao apartamento de Kim, e o vilão encontra Howard confrontando o casal protagonista - e atira na cabeça do advogado sem hesitar.
+++LEIA MAIS: Better Call Saul indica onde Lalo Salamanca está em Breaking Bad; entenda
Segundo Screen Rant, Lalo pode ter visto Howard como uma ponta solta para amarrar - e isso condenou o advogado. Por estar dado como morto ao cartel, Lalo Salamanca não arriscaria quebrar o disfarce caso Howard saísse vivo do apartamento. Se tivesse escapado com vida, poderia reportar o acontecimento às autoridades. Ou seja, a decisão foi tomada pelo criminoso para manter o anonimato - e seguir com o plano de acabar com Gus Fring.
Além disso, matar Howard a sangue-frio mostrou o poder dele perante Saul e Kim. Não ficou claro se Lalo foi ao apartamento com a intenção de assassinar alguém, mas o fato de ter trazido uma arma com silenciador deixou implícito como o personagem estava preparado para um possível confronto.
Ver essa foto no Instagram
Talvez, como o site apontou, o vilão poderia utilizar a arma apenas para ameaçar o casal de advogados, e colocou o silenciador quando viu Howard com Kim e Saul. Foi uma maneira impiedosa de mostrar como Lalo simplesmente não aceitará um "não" como resposta - e os protagonistas serão obrigados a colaborar.
Saul e Kim sairão ilesos desse conflito? O que acontecerá com Lalo? Ele matará a Kim, quem não tem menção alguma em Breaking Bad? Essas e outras perguntas serão respondidas a partir do dia 12 de julho de 2022, quando a sexta temporada continuará a ser exibida na Netflix no Brasil.
Only 6 episodes remain. #BetterCallSaul returns July 11 on @AMC_TV and @AMCPlus. pic.twitter.com/grY8vbkFQw
— Better Call Saul (@BetterCallSaul) May 24, 2022
+++LEIA MAIS: Better Call Saul: Giancarlo Esposito disseca flashback de Kim na 6ª temporada