Lançado em 1949, o livro 1984 retrata uma sociedade distópica totalmente controlada pelo Estado
George Orwell é uma grande referência literária quando o assunto é sociedades distópicas. Com o livro 1984, o escritor apresentou o Big Brother, personagem que virou um símbolo de um Estado autoritário e de uma população totalmente vigiada.
O Big Brother era quem vigiava toda sociedade e certificava que ninguém cometesse um ato ilegal. O protagonista tenta fugir de tal sistema, mas vive consequências drásticas por causa dessa escolha.
+++ LEIA MAIS: 7 filmes sobre distopias para assistir na Netflix: De Jogos Vorazes a O Poço
Lançada em 1949, a obra se tornou um clássico e até hoje influencia direta ou indiretamente grandes produções sobre distopias. Pensando nisso, listamos cinco livros, filmes e músicas inspirados em 1984. Confira:
Estrelado por Jim Carrey, o filme Show de Truman (1998) acompanha "um vendedor de seguros que descobre que sua vida é um programa de televisão." (Via IMDb) No filme, são as câmeras que comandam a vida do espectador.
+++ LEIA MAIS: Poderia ser pior? 6 mundos fictícios péssimos para se viver [LISTA]
"Em um futuro da tirania britânica, um lutador clandestino conhecido como V trama um plano para derrubá-la com a ajuda de uma jovem mulher," sintetiza a sinopse do filme no IMDb.
Com Chris Evans no elenco, Expresso do Amanhã mostra "um futuro onde um experimento matou toda a vida, e os que sobreviveram viajam num trem", no qual os passageiros continuam discriminados e elaboram um plano para mudar o sistema.
+++ LEIA MAIS: Duna: Por que filme distópico não apresenta robôs e computadores?
A saga literária e cinematográfica Jogos Vorazes, mostra um futuro distante em que a rica Capital se diverte com uma competição mortal, disputada por integrantes de uma população marginalizada. Mas tudo muda quando Katniss Everdeen enfrenta o sistema e se voluntaria para os jogos.
De acordo com o site Guia dos Curiosos, David Bowie queria produzir uma peça teatral baseada em 1984, mas não recebeu autorização da viúva de Orwell. Assim, lançou o disco Diamond Dogs, formado por músicas que fariam parte do musical.