Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Brad Pitt artista plástico? Ator expõe obras inéditas em museu finlandês

Criadas por Brad Pitt nos últimos anos, as obras de arte ficarão expostas até janeiro do ano que vem. Confira imagens da mostra

Redação Publicado em 19/09/2022, às 17h30

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Brad Pitt em 2019 (Foto: Getty Images)
Brad Pitt em 2019 (Foto: Getty Images)

Com anos de experiência e grandes sucessos em seu currículo, Brad Pitt é um dos maiores nomes do cinema. O ator, entretanto, recentemente estreou no cenário das artes plásticas ao expor suas obras de arte inéditas no Museu Sara Hildén, em Tampere, na Finlândia.

Convidados pelo artista britânico Thomas Houseago, Brad Pitt e o músico Nick Cave criaram suas próprias obras para a mostra “Nós”. No total, Cave apresentou 17 peças de cerâmica moldadas, pintadas e esmaltadas à mão por ele na Inglaterra, entre 2020 e 2022.

Brad Pitt, por sua vez, apresentou nove obras na exposição — sendo que a mostra deve ficar em cartaz no museu até 15 de janeiro do ano que vem. São peças de diferentes tamanhos, formatos e materiais, criadas pelo ator em diversos períodos, inclusive no isolamento.

+++LEIA MAIS: Brad Pitt fala sobre atuação de Ana de Armas em Blonde: 'Ela está fenomenal'

Uma das obras que mais chamou atenção na exposição é a escultura “Aiming At You I Saw Me But It Was Too Late This Time”, criada por Pitt em 2020. Composta por uma enorme placa de gesso, a peça representa oito figuras em um tiroteio.

Brad Pitt também explorou a técnica da escultura em outras das obras que apresentou na mostra, como uma pequena casa construída com pedaços de madeira, um conjunto de castiçais de madeira feitos durante a pandemia, uma caixa de bronze do tamanho de um caixão, com rostos em alto-relevo, e uma estrutura de silicone atravessada por projéteis.

+++LEIA MAIS: Trem-Bala: Vale a pena assistir o novo filme de Brad Pitt? Nota do Rotten Tomatoes dá pistas

Presente na abertura da exposição, o ator comentou sua estreia no universo das artes plásticas. “Para mim, trata-se de auto-reflexão... [As peças] nasceram da propriedade que chamo de 'inventário radical do eu'. [Criei cada uma] sendo brutalmente honesto comigo e levando em conta aqueles que eu posso ter machucado e os momentos em que errei”, disse.

Segundo o site The Art Newspaper, Brad Pitt começou a esculpir logo depois de seu divórcio com Angelina Jolie, em 2017. Nesse sentido, já foi reportado pelo The Sun que o ator tem seu próprio estúdio de escultura em sua casa em Los Angeles — onde já esculpiu até mesmo ao lado de Leonardo DiCaprio, durante a produção do longa Era uma Vez em... Hollywood.

Confira, abaixo, algumas das obras expostas na mostra, incluindo as criadas por Brad Pitt: