Segundo estudo de cientistas, dieta de Bruce Lee pode ter sido fundamental para a morte precoce do astro
Um dos grandes nomes da arte marcial e dos filmes de ação, Bruce Lee morreu prematuramente, em 20 de julho de 1973, aos 32 anos. Agora, novo estudo de cientistas pode ter descoberto como o icônico astro pode ter morrido por beber muita água, segundo informações do NME.
Na época, a causa da morte de Lee foi definida como edema cerebral. Isso aconteceu graças a uma reação ao tranquilizante meprobamato, o qual fazia parte de um analgésico chamado Equagesic que o artista tomou antes de falecer.
Em artigo publicado por cientistas no Clinical Kidney Journal, sugeriram como o edema do astro foi causado por hiponatremia, condição na qual o corpo retém muita água e passa a ter baixo nível de sódio no sangue. "Em outras palavras, propomos que a incapacidade do rim de excretar o excesso de água matou Bruce Lee," afirmaram.
Além disso, os cientistas apontaram diversos fatores, como a dieta de Bruce Lee na época, a qual incluía muitos sucos e bebidas proteicas, assim como o uso de maconha (responsável por aumentar a sede): "Em resumo, Lee tinha múltiplos fatores de risco que predispunham à hiponatremia resultante da interferência nos mecanismos de homeostase da água que regulam tanto a ingestão quanto a excreção de água."
Nossa hipótese é que Bruce Lee morreu de uma forma específica de disfunção renal: a incapacidade de excretar água suficiente para manter a homeostase da água. Ironicamente, Lee tornou famosa a frase 'seja água, meu amigo,' mas o excesso de água parece tê-lo matado.
Ver essa foto no Instagram