Rolling Stone Brasil
Busca
Facebook Rolling Stone BrasilTwitter Rolling Stone BrasilInstagram Rolling Stone BrasilSpotify Rolling Stone BrasilYoutube Rolling Stone BrasilTiktok Rolling Stone Brasil

Cantora tcheca Hana Horka morre após contrair covid-19 propositalmente; entenda

Cantora tcheca Hana Horka, do grupo Asonance, era antivacina e contraiu covid-19 propositalmente para obter imunidade

Redação Publicado em 18/01/2022, às 19h40 - Atualizado em 19/01/2022, às 20h25

WhatsAppFacebookTwitterFlipboardGmail
Hana Horka (Foto: Reprodução/Facebook)
Hana Horka (Foto: Reprodução/Facebook)

Cantora tcheca Hana Horka, do grupo Asonance, morreu no último domingo, 16, aos 57 anos, após contrair covid-19 propositalmente para obter imunidade e o passaporte de vacinação. Conforme revelou o filho da cantora, Jan Rek, a artista era contra a vacina — e morreu após ter complicações com a doença. 

"Ela preferiu viver normalmente conosco e pegar a doença para não ter que se vacinar. É triste que ela quis mais acreditar em estranhos do que na própria família,” disse Rek em entrevista à rádio pública tcheca iRozhlas (via G1).

+++ LEIA MAIS: Don't Look Up: Por que foi 'estranho' para Adam Mckay escrever roteiro durante pandemia?

Quando descobriu estar contaminada com covid-19, Horka comemorou e recebeu o apoio de alguns fãs e amigos. "Estou muito feliz porque, desta forma, poderei ter uma 'vida livre' como os outros, ir ao cinema, tirar férias, ir à sauna, ao teatro," escreveu nas redes sociais. 

Rek culpa os movimentos antivacina da República Tcheca pela morte da mãe, principalmente o ator Jaroslav Dušek e a bióloga Soňa Peková, grandes representantes das ideias negacionistas. "Minha mãe não foi apenas alvo de uma desinformação total, mas também acreditava em opiniões sobre a imunidade natural e anticorpos que criaria quando pegasse a doença,” finalizou.

+++ LEIA MAIS: Recife presenteia crianças vacinadas contra covid-19 com livros