Em entrevista, autora falou sobre o sucesso de seus livros Depois Daquele Verão, Me Encontre no Lago e Este Verão Vai Ser Diferente
Carley Fortune começou sua carreira como jornalista e trabalhou como editora por 16 anos até decidir mudar de emprego e seguir o sonho de escrever suas próprias histórias. Depois Daquele Verão, seu romance de estreia, logo se tornou um best-seller do The New York Times, trazendo alívio à escritora canadense e provando que ela estava seguindo o caminho certo.
Publicado em 2022 pela editora Buzz no Brasil, a obra ganhou uma legião de leitores ao redor do mundo após viralizar no TikTok. Depois Daquele Verão conta a história de Persephone Fraser, que sente que cometeu o maior erro de sua vida na adolescência e nunca mais voltou para o lugar que sempre considerou ser seu lar.
Um dia, Percy recebe um telefonema sobre a morte da mãe de Sam Florek, seu melhor amigo e primeiro amor, que a leva de volta para Barry's Bay e mostra que a conexão entre os dois não sumiu com o tempo e a distância.
No entanto, até que ela confronte as decisões que tomou, Percy e Sam nunca poderão saber se o amor que sentem um pelo outro é realmente maior que os erros que cometeram no passado.
O sucesso de Depois Daquele Verão atraiu a Prime Video, que está desenvolvendo uma série baseada na história. Mas a plataforma de streaming não é a única interessada nas obras de Fortune. O segundo livro publicado pela escritora, Me Encontre no Lago (2023), será adaptado pela Archewell Production, fundada pelo príncipe Harry e por Meghan Markle.
No início do mês, a autora veio ao Brasil para participar da Bienal Internacional do Livro de São Paulo e promover o seu terceiro título, Este Verão Vai Ser Diferente (2024). Em entrevista à Rolling Stone Brasil, em parceria com CineBuzz, Fortune falou sobre o sucesso de seus livros, o andamento das adaptações literárias das obras e deu detalhes de seu próximo livro, One Golden Summer, que chega em 2025. Confira:
Carley Fortune:É uma história de amor, mas é uma história de melhores amigas, que é um relacionamento que eu nunca explorei antes. É sobre atingir a maioridade aos 20 anos, como se as coisas parecessem fáceis ou difíceis aos 20 e poucos anos e o quanto elas mudam. [A protagonista] Lucy está realmente se descobrindo e tentando encontrar sua independência, tentando descobrir onde deve estar no mundo. E também tem um novo cenário. Meus dois livros anteriores se passavam em Lakes, esse se passa na Ilha do Príncipe Eduardo, que é um lugar lindo na costa leste do Canadá. Acho que é uma fuga muito divertida.
C.F.:Não, mas assim que terminei Depois Daquele Verão, eu estava pensando nele. E os leitores me pediram uma história sobre ele desde que o livro foi lançado. Tive pessoas que vieram até mim pessoalmente e me apresentaram suas ideias sobre quem deveria ser o interesse amoroso dele. E então pensei em revisitá-lo. Mas o que importa é que eu esteja no espaço certo para lhe dar a história certa, e levei um pouco de tempo para chegar lá.
C.F.:Sim, Sam e Percy estão aqui. Com certeza você os verá. Eu também escrevi um pequeno capítulo bônus, que será publicado na minha newsletter no final do ano, que é sobre Sam e Percy e se passa em Barry's Bay no inverno, na época do Natal. Portanto, haverá um pouco mais deles. Mesmo antes do lançamento do livro.
One Golden Summer é um pouco diferente dos meus livros anteriores porque se passa em uma única linha do tempo, no verão atual, e ocorre no mesmo número de anos desde que Depois Daquele Verão foi publicado. Portanto, três anos após os eventos daquele livro.
Trata-se do ponto de vista total de Alice, que está no lago com a avó durante o verão. Ela passou um verão no lago quando tinha 17 anos, observando Sam, Percy e Charlie como adolescentes de longe, mas nunca falou com eles. Acho que é uma história muito divertida e estou muito empolgada com ela.
C.F.:Sou produtora executiva em ambos os projetos. Em Depois Daquele Verão, os roteiristas estão escrevendo, está acontecendo e estou muito animada. E em Me Encontre No Lago, não posso dizer muito sobre como as coisas estão, mas está indo em frente e, sim, estou muito feliz com os dois projetos.
C.F.:Fiquei muito feliz. Quero dizer, Me Encontre No Lago foi o livro mais difícil que já escrevi. De todos os meus livros, foi o que me deu mais trabalho, e ele trata de um assunto realmente importante dentro do contexto do romance. Trata de luto e saúde mental e, por ter passado por um período tão difícil ao escrevê-lo e tê-lo reconhecido dessa forma, foi muito significativo para mim. E também acho que é uma história muito importante. É uma história muito divertida, mas muito importante. Portanto, estou muito grata pelo fato de ela encontrar um público maior.
C.F:Quando eu estava escrevendo meu segundo livro, meu primeiro livro ainda não havia sido lançado. Então, felizmente, não tive nenhum tipo de feedback do público sobre Depois Daquele Verão. Porém, mesmo assim, senti pressão porque tinha um editor, uma equipe de publicação, um prazo e foi realmente muito difícil para mim escrever aquele livro.
Eu passava duas horas por dia, quando estava escrevendo o romance, dizendo a mim mesma que não conseguiria, que meu primeiro livro tinha sido um acaso, que eu achava que o livro seria uma porcaria. Foi realmente muito desafiador, mesmo sem saber do sucesso que Depois Daquele Verão faria. Então foi difícil. Este Verão Vai Ser Diferente me pareceu muito mais leve.
C.F.:Tem dois que adoro. Um se chama Os Maridos, de Holly Gramazio. É sobre uma mulher que descobre que seu sótão pode lhe enviar novos maridos, então ela consegue um marido e depois pode mandá-lo de volta, caso ela não goste dele, e conseguir um novo marido. É um livro realmente fabuloso, divertido, sombrio e engraçado, muito diferente.
E outro é The Mystery of Time, de Kaliane Bradley, que trata de um projeto do governo em que eles estão trazendo pessoas do passado para o presente para tentar adaptá-las ao presente. Cada um deles tem uma parceria com uma pessoa dos dias atuais, chamada de ponte, para ajudá-los a viver no presente, e essa mulher [a protagonista] é uma exploradora dos anos 1800. É uma espécie de distopia, é uma espécie de romance, é um livro de viagem no tempo.