Chico Buarque passa por 'dor profunda' e pede indenização de R$ 40 mil em processo ao governador Eduardo Leite
O ícone da Música Popular Brasileira Chico Buarque processou o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), por uso indevido de imagem em um vídeo divulgado nas redes sociais, de acordo com informações do jornal O Globo. As imagens promocionais foram publicadas nas contas do Twitter e Instagram do político em 7 de setembro de 2021, como celebração à Independência do Brasil.
"Nesse 7 de setembro, vale lembrar: a melhor maneira de comemorar a Independência é sendo independente. Porque nós não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Está na hora de retomar as cores do Brasil. E retomar a esperança dos brasileiros", dizia a publicação. Confira o vídeo abaixo:
🇧🇷 Nesse 7 de setembro, vale lembrar: a melhor maneira de comemorar a Independência é sendo independente. Porque nós não precisamos pensar todos iguais para sermos todos o mesmo Brasil. Está na hora de retomar as cores do Brasil. E retomar a esperança dos brasileiros. pic.twitter.com/qqx8cNXoun
— Eduardo Leite (@EduardoLeite_) September 4, 2021
+++LEIA MAIS: Governador gay Eduardo Leite não defenderá causa LGBTQ+ na campanha à presidência
No vídeo, Leite também defende que o país precisa "voltar para o centro" e critica a "guerra de um lado contra o outro, esse Brasil aí do nós contra eles," fazendo referência à polarização entre as ideologias de direita e esquerda. Depois, menciona o cantor e compositor Chico Buarque, apoiador do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), e o sertanejo Sérgio Reis, quem convocou atos a favor do presidente Jair Bolsonaro (sem partido), como "duas belezas musicais, e não só duas escolhas políticas."
Outros cantores como Caetano Veloso e Gilberto Gil também são destacados na peça publicitária: "Esse Brasil aí do nós contra eles, esse é um Brasil pequeno. É um Brasil que bota pai contra filho, que bota família contra família, como se fosse o Brasil do Pelé contra Garrincha, do Gil contra Caetano, do mestre-sala contra porta-bandeira. Um Brasil que coloca sonho contra sonho e deixa todos vivendo numa triste realidade."
+++LEIA MAIS: Chico Buarque diz que Brasil é 'governado por loucos'
Chico Buarque move uma ação judicial contra o governador e, por meio do advogado João Tancredo, argumenta que está passando por "dor profunda, atingindo-o no âmago de seus valores éticos e morais." O artista defende que não autorizou a utilização de sua imagem para a publicidade e pede a retirada do conteúdo das redes sociais e uma indenização no valor de R$ 40 mil. Leite, porém, relatou como contestará o processo e, em nota oficial à imprensa, disse que o cantor e sua equipe jurídica "não entenderam o vídeo."