SÁTIRA

Childish Gambino vende ‘cartas de cancelamento’ contra Diddy, Drake e outros em festival

Os itens estavam disponíveis no Camp Flog Gnaw, festival de música organizado por Tyler, The Creator no último final de semana

Gabriela Nangino (@gabinangino)

Donald Glover em show como Childish Gambino (Foto: Scott Legato/Getty Images)
Donald Glover em show como Childish Gambino (Foto: Scott Legato/Getty Images)

O Camp Flog Gnaw, festival criado e curado por Tyler, The Creator, teve sua décima edição no Estádio Dodger, em Los Angeles, entre os dias 22 e 23 de novembro de 2025. Anualmente, o evento mescla hip-hop, rap e outras vertentes da música alternativa com elementos carnavalescos inspirados em parques de diversões.

Entre os shows mais aguardados do ano estava Donald Glover, conhecido nos palcos como Childish Gambino. Renomado ator e roteirista — seus sucessos incluem papéis na série Atlanta e em Han Solo: Uma História Star Wars — o artista também assina hits do hip hop como “Redbone” e “This Is America“.

Além de entregar um show marcante e repleto de revelações pessoais no último final de semana, Gambino adotou uma estratégia ousada para expor suas críticas contra figuras polêmicas da indústria. Durante o Camp Flog Gnaw, o rapper não disponibilizou apenas seus produtos oficiais, mas vendeu alguns “Cancel Cards” (ou “cartas de cancelamento”), satirizando nomes como Drake, P. Diddy e R. Kelly.

P. Diddy e R. Kelly foram escolhas óbvias devido a seus inúmeros problemas legais nos últimos anos. Diddy foi condenado em março de 2025 a 4 anos de prisão por transporte para fins de prostituição — porém foi absolvido das acusações mais graves de tráfico sexual e conspiração para extorsão —, e R. Kelly foi condenado em 2023 a 31 anos de prisão por pornografia infantil e tráfico sexual.

Uma das imagens vendidas por Glover mostra Kelly urinando em um campo, em referência a um vídeo de abuso sexual envolvendo o ex-cantor no qual ele urinou em uma adolescente de 14 anos. O vídeo foi uma peça chave nas evidências que levaram à sua condenação.

Outra “carta de cancelamento” ilustra Diddy em frente a fileiras de óleo de bebê, fazendo referência ao seu julgamento por má conduta sexual. Durante a investigação em 2024, a polícia apreendeu, além de drogas, mais de 1.000 frascos de óleo e lubrificante de bebê que seriam utilizados durante as “Freak Offs”, festas sediadas por Diddy.

Drake, por sua vez, tem um longo histórico de tensão com Childish Gambino. Em uma entrevista de 2023 à GQ, Glover revelou que “This Is America” (2018) começou, na verdade, como uma “diss-track (faixa de ofensa) contra Drake. Mais tarde, ele afirmou que não tinha mais sentimentos negativos em relação a Drake; no entanto, houve especulação de que sua música de 2024, “Yoshinoya”, seria também uma diss track direcionada ao rapper (via NME).

Recentemente, Kendrick Lamar utilizou suas músicas para alegar que Drake estaria envolvido em crimes de pedofilia e violência contra a mulher. A carta vendida por Gambino mostra o rapper cuidando de um cachorro enquanto uma torta recém-assada esfria no parapeito da janela, ironizando as acusações de aliciamento sexual de menores.

Sobre o Camp Flog Gnaw

Idealizado pela primeira vez por Tyler, The Creator em 2012, o Camp Flog Gnaw começou como um evento local, mas hoje recebe mais de de 40 mil fãs anualmente.

O lineup original da edição de 2025 foi considerado um dos mais fortes, incluindo nomes como Doechii, A$AP Rocky, Geezer (Kevin Abstract e Dominic Fike) e Thundercat. Porém, o festival precisou ser adiado em uma semana pois chuvas muito intensas atingiram a região, e vários artistas precisaram cancelar sua presença devido à problemas logísticos — como Clairo, Don Toliver, Men I Trust e The Alchemist.

Donald Glover e Tyler, The Creator não se pronunciaram sobre as “cartas de cancelamento” vendidas no festival.

+++ LEIA MAIS: Tyler, The Creator é eleito “Artista do Ano” pela Apple Music em 2025

Jornalista em formação pela Universidade de São Paulo, Gabriela é mineira e apaixonada por arte e cultura. Ela também já foi dançarina e seu principal hobbie é conhecer todos os cinemas de rua de SP. Foi estagiária no Jornal da USP e, na Rolling Stone Brasil, fala sobre música, filmes e séries.
TAGS: Camp Flog Gnaw, childish gambino, donald glover, Drake, p diddy, r kelly, Tyler the Creator